O dia em que Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, mordeu um morcego (morto) em show
Banda se apresenta pela última vez no dia 5 de julho na Inglaterra


Mais de 40 anos após um dos momentos mais populares da história do metal, as pessoas ainda perguntam: “Por que Ozzy Osbourne arrancou a cabeça de um morcego com os dentes?”.
O incidente aconteceu em Des Moines, em Iowa, Estados Unidos, no dia 20 de janeiro de 1982. Na época, Ozzy estava na turnê “Diary of a Madman”.
O vocalista do Black Sabbath, que vai fazer o último show da carreira no dia 5 de julho na Inglaterra, já explicou a história algumas vezes: ele pensou que o morcego era de borracha, jogado por um fã no palco.
Só quando ele mordeu a cabeça do bicho que percebeu era real.
“Eu recebo muitas pessoas estranhas nos meus shows, é rock ‘n’ roll”, Ozzy disse a David Letterman em 1982. “Posso garantir que as vacinas contra raiva que tomei depois não foram divertidas.”
Ozzy foi levado às pressas para o Broadlawns Medical Center após o show e, segundo o “Des Moines Register”, que conversou com o vocalista em 2001.
Ele tomou vacinas contra raiva na estrada durante três semanas.
“Todas as noites, durante o resto da turnê, eu tinha que encontrar um médico e tomar mais vacinas contra raiva: uma em cada nádega, uma em cada coxa, uma em cada braço”, disse Ozzy. “Cada uma doía muito.”

Quem jogou o morcego no palco?
Segundo o “Des Moines Register”, o lançador do morcego se revelou em 1982 – Mark Neal.
Ele tinha 17 anos quando jogou o animal no palco naquela noite. Era algo que ele havia planejado fazer e até contou a seus amigos próximos antes de ir para o show de Ozzy Osbourne.
“Estávamos dizendo a todos antes do show que levaríamos um morcego”, revelou Carmen Martin-Kelly, uma amiga de Neal.
“Nós fomos bem na frente, bem na frente de Rudy Sarzo, o baixista. Eu joguei [o morcego] no palco e ele caiu na frente dele. Ele meio que olhou para ele algumas vezes e fez sinal para Ozzy se aproximar. Ozzy veio, pegou o bicho, e o resto é história”, disse Neal.
O irmão mais novo de Neal teria achado o bicho duas semanas antes (já morto!) e o colocado no freezer para “salvar para o show de Ozzy”.
“Se o morcego estivesse vivo, certamente não teria ficado ali no palco”, disse Carman.
“No dia seguinte, todo mundo está perguntando sobre o morcego vivo no show do Ozzy. Garanto a vocês que não machucamos nenhum animal. Ele estava definitivamente morto quando o trouxemos.”