Nancy Sinatra, Fleetwood Mac e mais: os samples e interpolações em ‘Cowboy Carte
Beyoncé lançou novo disco country nesta sexta-feira (29)


Beyoncé não apenas lança álbuns. Ela lança trabalhos incrivelmente densos e com múltiplas camadas que se inspiram em décadas de história musical de diferentes gêneros e regiões para criar algo completamente novo e idiossincrático a partir dos legados daqueles que vieram antes dela.
Com o lançamento de seu oitavo álbum solo, “Cowboy Carter”, na sexta-feira (29), a cantora adicionou mais um registro culturalmente imersivo ao seu ilustre catálogo.
Ao longo das 27 faixas do álbum, Beyoncé passeia por uma paisagem sonora expansiva que incorpora sample, interpolações e motivos de produção que fazem referência ao country, rock dos anos 70, trap, house, funk brasileiro, ópera, blues, gospel, R&B e pop.
Para criar sua própria epopeia western a partir das raízes da música country, Beyoncé optou por contornar o conceito de gênero e reimaginar completamente clássicos de artistas como Nancy Sinatra, Fleetwood Mac e Beach Boys no processo.
“Cowboy Carter” segue diretamente os passos de seu antecessor, o “Renaissance” de 2022, na forma como Beyoncé olha para o passado para criar novos futuros a partir dos diferentes estilos com os quais está experimentando.
Aqui está uma lista das amostras e interpolações ao longo do “Cowboy Carter” de Beyoncé:
1. “Smoke Hour” (com Willie Nelson)
Para o primeiro dos interlúdios temáticos de rádio do álbum, Beyoncé recruta a lenda do country e conterrâneo do Texas, Willie Nelson, para atuar como apresentador. Antes de Willie pegar o microfone, no entanto, há um pouco de navegação entre estações que faz referência a faixas de vários pilares do rock ‘n’ roll.
Essas músicas são as seguintes:
- “Grinnin’ In Your Face” do artista de blues do Delta Son House;
- “Down by the River Side” da madrinha do rock Irmã Rosetta Tharpe;
- “Maybellene” clássico de rock de 1955 de Chuck Berry;
- “Don’t Let Go” do lendário vocalista americano Roy Hamilton.

2. “Daughter”
Beyoncé interpola uma seção da renomada “Caro Mio Ben”.
3. “Spaghettii” (com Linda Martell e Shaboozey)
Beyoncé, Linda Martell e Shaboozey construíram esse híbrido de country e rap a partir de um sample do funkeiro brasileiro O Mandrake, “Aquecimento Das Danadas” (com DJ Xaropinho).
4. “II Most Wanted” (com Miley Cyrus)
Para o lindo dueto com Miley Cyrus, Queen Bey utiliza uma progressão de acordes semelhante à da clássica balada de 1975 do Fleetwood Mac, “Landslide”.
5. “Ya Ya”
Para este destaque de “Cowboy Carter”, Beyoncé incorpora vários clássicos: Primeiro, a música começa com uma amostra do sucesso No. 1 da Billboard Hot 100 de 1966 de Nancy Sinatra, “These Boots Are Made for Walkin’.”
Mais tarde na faixa, Bey interpola outro sucesso do Hot 100 de 1966, “Good Vibrations”, dos Beach Boys, no refrão.
Perto do final de “Ya Ya”, Beyoncé murmura “E garoto amante, você é tão bonito”, em uma entrega semelhante à de Sylvia Robinson em “oh lover boy” no sucesso No. 1 de R&B de 1957 de Mickey & Sylvia, “Love Is Strange”.
6. “Oh Louisiana”
Este interlúdio inteiro é composto por um sample acelerado de “Oh Lousiana” de Chuck Berry, a faixa de abertura de seu álbum de 1972, “San Francisco Dues”.
7. “Sweet Honey Buckiin”
Beyoncé interpola o refrão do clássico de Patsy Cline “I Fall to Pieces”, que alcançou a posição No. 12 na parada Hot 100 em 1961.
8. “Amen”
Beyoncé interpola a faixa de abertura de seu próprio “Cowboy Carter”, “Ameriican Requiem”.
