Morre Sly Stone, pioneiro do funk e do psych-rock, aos 82 anos
Líder do Sly and the Family Stone lutou durante anos contra problemas de saúde
Sly Stone, o pioneiro do funk e do psych-rock que liderou o icônico grupo Sly and the Family Stone nas décadas de 1960 e início de 1980, morreu nesta segunda-feira (9), de acordo com um comunicado de sua família. Ele tinha 82 anos.
Stone, o guitarrista, cantor, compositor e produtor do grupo, era conhecido por sucessos icônicos como “Dance To The Music”, “Everyday People”, “Family Affair” e “I Want to Take You Higher”.
O álbum de 1971 do grupo, “There’s A Riot Goin’ On”, é amplamente considerado um dos melhores e mais influentes álbuns de todos os tempos, enquanto seu álbum de 1969, “Stand!”, também é amplamente considerado uma obra-prima.
Segundo sua família, Stone sofria de “uma batalha prolongada contra a DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica] e outros problemas de saúde subjacentes”.
Ele praticamente desapareceu da vida pública na década de 1990, em meio a um declínio na carreira exacerbado pelo uso de drogas.
O cantor e a banda foram introduzidos no Hall da Fama do Rock & Roll em 1993, e Stone compareceu à cerimônia do Grammy em 2006 para uma homenagem ao grupo, que foi sua primeira apresentação pública em quase duas décadas.
Ele também foi tema do documentário de 2025, “Sly Lives!” (também conhecido como “The Burden of Black Genius”), dirigido por Questlove, e havia lançado um livro de memórias dois anos antes.
Leia a nota completa da família de Stone abaixo.
É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Sly Stone, do Sly and the Family Stone. Após uma longa batalha contra a DPOC e outros problemas de saúde subjacentes, Sly faleceu em paz, cercado por seus três filhos, seu amigo mais próximo e sua família. Enquanto lamentamos sua ausência, nos consolamos em saber que seu extraordinário legado musical continuará a ressoar e inspirar as gerações futuras.
Sly foi uma figura monumental, um inovador revolucionário e um verdadeiro pioneiro que redefiniu o panorama do pop, funk e rock. Suas canções icônicas deixaram uma marca indelével no mundo e sua influência permanece inegável. Como prova de seu espírito criativo inabalável, Sly concluiu recentemente o roteiro de sua história de vida, um projeto que estamos ansiosos para compartilhar com o mundo no devido tempo, que segue um livro de memórias publicado em 2024.
Expressamos nossa mais profunda gratidão pelas demonstrações de amor e orações durante este momento difícil. Desejamos paz e harmonia a todos que foram tocados pela vida de Sly e sua música icônica.
Agradecemos do fundo do coração pelo seu apoio inabalável.