Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Milton Nascimento explica ação contra o Cruzeiro

Compositor alega que clube fez uso indevido de música em publicidade

Milton Nascimento e Gabigo do Cruzeiro (divulgação)

Milton Nascimento e Gabigo do Cruzeiro (divulgação)

Em postagem publicada nas redes sociais neste domingo (3),  o cantor e compositor Milton Nascimento e a equipe da Nascimento Música, responsável pelo agenciamento artístico do músico, explicaram a ação na justiça contra o time Cruzeiro Esporte Clube pelo uso não autorizado de uma música em campanha publicitária.

Segundo o post, Milton Nascimento está processando o clube ao lado dos artistas Márcio e Lô Borges pelo uso da canção “Clube da Esquina Nº2” em um anúncio de contratação do jogador Gabigol publicado em janeiro de 2025. De acordo com a apuração do UOL, o pedido de danos materiais foi feito pela Sony e cada um dos compositores pediu uma multa de R$50 mil.

Milton Nascimento fala da ação contra o Cruzeiro nas redes sociais

Na publicação feita nas redes sociais de Milton Nascimento, o pronunciamento diz: “A música foi utilizada para anunciar a contratação de um jogador de forma claramente promocional, sem qualquer autorização ou tentativa de diálogo prévio, o que configura violação direta da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998). Tentativas amigáveis de resolução foram feitas, porém foram ignoradas”.

Até a publicação desta nota, o Cruzeiro Esporte Clube não fez nenhum pronunciamento sobre o caso.