Marcelo D2 inaugura espaço para experimentações sonoras no Rio
Saiba como visitar as instalações no Centro do Rio de Janeiro
Ensaios abertos, convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates. É com essa programação que Marcelo D2 inaugura o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU, no Centro do Rio de Janeiro.
Localizado no número 43 da Rua Sete de Setembro, o lugar é uma espécie de laboratório do rapper que contará seu processo criativo para shows e álbuns. O espaço foi idealizado como uma maneira de reverberar o movimento ‘novo samba tradicional’, criado por D2 a partir de seu último álbum, IBORU, o nono de sua carreira solo, que se baseia em criar um novo tipo de samba ao misturar o gênero com rap. Por isso, o nome ‘novo samba tradicional’, que carrega uma ideia de encontro entre vanguarda e novas gerações.
No local, além de contemplar o processo criativo de D2, o público também poderá se aproximar de obras de artistas como o fotógrafo Youknowmyface cuja instalação “Linhagem Suburbana” ocupa o segundo e o terceiro andar do prédio.
O Centro de Pesquisa Avançado do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU faz parte do programa Reviver Centro Cultural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). O objetivo é ocupar imóveis abandonados na área formada pelas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março, e pela Rua da Assembleia, além de um trecho da Orla Conde. o IBORU se credenciou e, junto com outros 16 projetos, ganham as ruas do Centro, tendo apoio financeiro da prefeitura para a reforma dos imóveis e ajuda nas despesas mensais.
Serviço:
Local: Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU
Endereço: R. Sete de Setembro, 43 – Centro, RJ
Horário: Terça a Sábado, das 11h às 19h
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do Marcelo D2: @marcelod2