Mapa dos Festivais revela dados da nova pesquisa: mais de 400 festivais em 2024
Pesquisa Panorama 2024 foi apresentada nesta segunda (24) em São Paulo


O que nos dizem os números por trás dos festivais? Com o intuito de fazer um mergulho no universo dos eventos de música e de seus frequentadores no Brasil, Mapa dos Festivais: Panorama, maior pesquisa sobre festivais do Brasil, divulgou na noite desta segunda-feira (24) sua edição 2024, para a qual foram entrevistados mais de 1170 frequentadores com idades entre 18 e 54 anos de todas as classes sociais e nas cinco regiões do país.
O evento foi organizado pela agência Sherpa42 com parceria de mídia Billboard Brasil e apoio do canal Promoview e reuniu heads de marcas, agências de publicidades e profissionais do mercado da música na Bona Casa de Música, em São Paulo.
A pesquisa, desenvolvida em parceria pelas plataformas Mapa dos Festivais e Walk the Talk, traz uma visão detalhada sobre o mercado de festivais de música no Brasil. No total, foram mapeados 402 no Brasil em 2024. Desse panorama, 364 festivais foram realizados (20% a mais do que em 2023), 29 foram cancelados e 9, adiados. Dessa parcela, 69 festivais estrearam em 2024 e 76 tiveram ingressos gratuitos.
O valor médio gasto com ingressos ficou em R$ 375,40, e 40% dos frequentadores declaram gastar entre R$ 200 e R$ 400 em comida, bebida e compras de memorabilia nos festivais que frequentam. O recorte de gêneros dentro da pesquisa identificou que 50% dos frequentadores são homens e 50% são mulheres e 57% pertencem à classe C. Na distribuição regional, há uma grande concentração na região Sudeste, com 43% dos festivais brasileiros acontecendo na região.
CONFORTO ANTES DO LINE
Um dado surpreendente se refere ao fator mais importante para a tomada de decisão na hora de comprar um ingresso: os entrevistados declararam que o mais importante na hora de comprar ingresso é a infraestrutura do evento. “Mais do que olhar para o line-up, as pessoas preferem se sentir confortáveis e seguras. Infraestrutura hoje é o principal motivador da tomada de decisão na hora de comprar ingresso pra um festival”, disse Juli Baldi.
A pesquisa completa, com mais de 250 páginas, está sendo comercializada para marcas, festivais e profissionais do entretenimento. Para saber mais, acesse o site do Mapa dos Festivais.
DO PITCH AO PIT
Logo após a apresentação da pesquisa, profissionais do mercado da música subiram ao palco para debater sobre como criar valor no patrocínio das marcas para eventos musicais. Mediado por Cindy Feijó (CEO Promoview), participaram a CMO da Billboard Brasil, Camila Zana, Léo Duarte (VP comercial da DC Set Group), Lindsay Stefani (Head of Connections Diageo) e João Ribeiro (CEO Sherpa42).


“Um evento como esse é fundamental para que a gente conheça e aprenda mais sobre nosso mercado. Somado à pesquisa que foi apresentada, com dados super importantes para nortear nosso trabalho, a noite foi cheia de insights e aprendizados”, disse Camila Zana.
