Letra de ‘+57’ muda no YouTube em meio a polêmica
Single de Karol G recebeu críticas por conta de letras que sexualizavam menores
A resposta negativa à música “+57” de Karol G, J Balvin, Maluma, Feid, Blessd, Ryan Castro e DFZM levou a uma mudança na letra no YouTube, onde, no vídeo, eles agora cantam “um mulherão desde os 18 [anos]” em vez de “14”.
Embora não esteja claro quem solicitou a atualização, a mudança na plataforma de streaming de vídeo apareceu nesta quarta-feira (13), depois que a polêmica sobre a letra chegou ao Congresso colombiano, onde um grupo de políticos solicitou ao Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) que convocasse os autores da música para um treinamento sobre o problema da violência sexual no país.
No momento da publicação, a letra da música não foi atualizada no Spotify ou Apple Music. A Billboard também entrou em contato com o YouTube para obter comentários.
Segundo o jornal colombiano “El Tiempo”, as deputadas Sonia Bernal (Pacto Histórico) e Karina Espinosa (Partido Liberal) criticaram a canção reggaeton pela letra que consideram sexualizante de menores (um verso menciona uma mulher que é “mamacita” desde os 14 anos), e até anunciaram que apresentarão um projeto de lei chamado “letras decentes”, com o qual buscam sanções para quem escrever músicas com conteúdo explícito que possa ser interpretado como uma referência violenta contra mulheres e meninas.
Na segunda-feira (11), Karol deu uma longa resposta às críticas e pediu desculpas, dizendo: “Ainda tenho muito que aprender”.
“+57,” cujo título é o código telefônico internacional para a Colômbia, foi produzido pelo hitmaker Ovy on the Drums e escrito por todos os artistas acima mencionados, juntamente com Keityn e o novato DFZM.
O nome da música, e a união dessas superestrelas, causaram expectativa entre os fãs, que estavam esperando um novo hino reggaeton para a Colômbia.