Jatos d’água, garrafinha e bombeiros: governo promete melhorias após morte em show
Medida foi tomada após morte de jovem de 23 anos em show de Taylor Swift
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou na tarde deste sábado (18) que a entrada de garrafas de água para uso pessoal será permitida em shows no Brasil. A decisão foi tomada após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que morreu após passar mal no show de Taylor Swift no Rio.
“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”, começou Dino.
“E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes”, afirmou ele.
Leia mais: ‘O fã brasileiro é diferente’: vamos repensar a cultura insalubre de ficar na grade?
“A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”, finalizou a publicação do ministro.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
Calor no Rio
Horas mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou as medidas imediatas para os shows deste sábado (18) e domingo (19) de Taylor na cidade.
“Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show. Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje: antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento de número de brigadistas, aumento de ambulâncias”, escreveu ele no X, o antigo Twitter.
LEIA TAMBÉM:
- Após morte de estudante em show, fãs criam abaixo-assinado pedindo água gratuita
- ‘O fã brasileiro é diferente’: vamos repensar a cultura insalubre de ficar na grade?
Cláudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro, também se pronunciou após a morte de Ana Clara. “Para os próximos dois dias de shows, o órgão [Procon] oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil”, disse.
“Em outra frente, determinei que a Cedae e os agentes de Lei Seca distribuam água mineral no entorno do Engenhão. Nosso Corpo de Bombeiros também vai disponibilizar mais ambulâncias nas extremidades para atender as ocorrências. Seis caminhões novos que adquirimos estarão jogando água nos fãs para ajudar a diminuir os impactos do calor. A empresa também foi notificada pelos Bombeiros para que aumente o número de brigadistas, maqueiros e toda estrutura interna para atendimento.”
Caminhão jogando água pra refrescar a gente na fila para #TheErasTourBrasil pic.twitter.com/FRDKmpclnS
— Biel na the eras (@bielumbipolar) November 18, 2023
A T4F, produtora dos shows de Taylor no Brasil, também anunciou mudanças para a entrada de água no Estádio Nilton Santos. “Garrafas plásticas flexíveis também serão autorizadas no acesso. É vedado qualquer outro material como metal, alumínio e garrafas térmicas”.
“Diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, informamos que estamos reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior. Desta forma, novos pontos de distribuição gratuita de água estarão à disposição do público durante o evento.”
“Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança.”
“O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 08 ambulâncias e 08 UTIs móveis”, diz o comunicado.