Ivete, Brown, BaianaSystem e Ilê se unem para bombar Carnaval do centro de Salvador
Estrelas da música baiana deram o pontapé inicial à festa
O Carnaval de Salvador começou com um encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves. Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem apresentaram um espetáculo que contou com a participação do Ilê Aiyê nos três trios e teve transmissão ao vivo pela TV Globo.
O evento faz parte de uma estratégia da Prefeitura da cidade de revitalizar a festa no Circuito Osmar, no centro histórico. A Praça Castro Alves, muito cantada por Moraes Moreira, foi um espaço de destaque do Carnaval de Salvador e que perdeu espaço à medida que a festa no Circuito Dodô, na orla dos bairros Barra e Ondina, ganhou força com os blocos e os camarotes.
Após a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, a cantora Ivete Sangalo subiu no trio exatamente às 16h30 e deu início ao Carnaval com “O Mundo Vai” e “Só Love na Cabeça”. Depois foi a vez de Carlinhos Brown, que cantou “Ashansu”, uma saudação ao orixá Obaluaê, e deu um banho de pipoca no público. Em seguida foi a vez de o BaianaSystem apresentar o hit “Duas Cidades”.
O encontro seguiu com a homenagem ao Ilê Aiyê, que em 2024 completa 50 Carnavais. Percussionistas e cantores do bloco estavam em todos os três trios e apresentaram canções como “Que Bloco É Esse?” e “O Mais Belo dos Belos”. Brown ainda prestou um tributo a Armandinho Macêdo, com quem cantou “Chame Gente”.
“Nós não convidamos ele, é sempre ele quem nos convida, afinal foi o pai dele que inventou isso tudo”, disse Brown em referência a Osmar, pai de Armandinho, considerado o inventor do trio elétrico junto com Dodô.
Em alguns momentos a voz da apresentadora Rita Batista, da Globo, saía nas caixas de som dos trios, o que deu a sensação de o público estar num auditório de TV. Houve inclusive uma chamada de intervalo, o que desmobilizou a atenção do público presente para os trios, mesmo com a apresentação do Ilê acontecendo.
Outro momento em que o programa de TV se sobressaiu à festa na rua foi durante a apresentação da música “Navio”, com BaianaSystem e Ilê Aiyê. O cantor Russo Passapusso aproveitou o espaço para chamar atenção para a história do local da festa.
“Lute pelo direito de lutar. Celebre o direito de lutar. Estamos em frente ao mar, por onde chegaram milhões de pessoas escravizadas. Isso é importante ser dito em todas as TVs”, afirmou.
Após cerca de uma hora e meia de apresentações, os trios seguiram em desfile pelo Circuito Osmar.