HYBE lança reality para encontrar a próxima boy band latina
16 participantes vão participar de processo seletivo
Após moldar alguns dos maiores nomes do pop global, a HYBE está de olho na música latina com um novo e ambicioso reality show de sua subsidiária, a HYBE Latin America. A Billboard apurou com exclusividade que a produção do projeto, ainda sem título, começa esta semana na Cidade do México, visando a formação de um novo grupo pop masculino.
A série treinará e desenvolverá 16 participantes de países como México, Brasil, Estados Unidos, Peru e Espanha, reduzindo a lista para cinco finalistas até o final da temporada, no terceiro trimestre.
O formato e a execução da série diferem de outros reality shows de talentos em vários aspectos importantes.
Antes de mais nada, é o primeiro empreendimento de desenvolvimento artístico da HYBE dessa magnitude, focado inteiramente em talentos latinos, combinando a disciplina de desenvolvimento que a empresa aplicou ao K-pop com a sensibilidade cultural e artística latino-americana.
Além disso, em vez de ser exibido como um programa de televisão semanal cuidadosamente formatado, o reality show é uma produção multiplataforma que integra narrativas longas, conteúdo performático e narrativas de bastidores distribuídas por plataformas de streaming, redes sociais e música.
O projeto também conta com uma lista de mentores inédita em um reality show latino. Inclui o diretor e coreógrafo Kenny Ortega (“High School Musical”, “Os Descendentes”) como produtor executivo; Charm La’Donna (Super Bowl de 2024 de Kendrick Lamar, Bruno Mars) como coreógrafo principal; e Robert J “RAab” Stevenson (Rihanna) como coach vocal principal.
“Este projeto é muito mais do que música. Trata-se de reimaginar como o talento latino pode ser descoberto, desenvolvido e apresentado ao mundo. Estamos construindo a base para a próxima geração de artistas latinos globais com os mais altos padrões criativos e de produção”, disse J.H. Kah, CEO da HYBE Latin America, que lidera os esforços do projeto, em um comunicado.
Não se engane — esta é uma produção nitidamente latina. O programa está sendo comandado por dois experientes produtores colombianos: o showrunner Jaime Escallón (“X Factor”, “Survivor”) e o designer de produção Lucas Jaramillo. Ambos atuam como produtores executivos e cocriadores do formato, com a missão clara de construir um ambiente de produção que reflita autenticamente a cultura latina.
“Este é diferente de outros reality shows de talentos, pois acontece em um espaço projetado para a participação da cidade”, diz Jaramillo, observando que a produção está trabalhando em estreita colaboração com o governo da Cidade do México e os fãs poderão visitar o espaço e participar de apresentações e experiências midiáticas.
“É por isso que desenvolvemos uma programação cultural que é tanto artística quanto midiática, e inclui recursos como podcasts. Este é um programa vivo.”
O projeto é o mais recente empreendimento da HYBE Latin America, lançado em 2023 com a aquisição da Exile Music, a divisão musical do estúdio de língua espanhola Exile Content, liderado por Isaac Lee, que agora é presidente da HYBE Latin America.
A empresa evoluiu rapidamente desde então. Com escritórios na Cidade do México, Miami e Los Angeles, a divisão abriga selos como DOCEMIL Music e Zarpazo Entertainment.
[Esta lista foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]