fbpx
Você está lendo
Grupo Boticário aposta na música para se conectar com público jovem

Grupo Boticário aposta na música para se conectar com público jovem

Executiva Mariana Tozzini fala sobre inovação e estratégia para o Lollapalooza

Avatar de Débora Miranda
Mariana Tozzini 1

O SXSW (South by Southwest) é considerado o lugar onde a inovação pode ser encontrada de uma forma jamais vista. Durante todos os dias, o festival reúne inúmeros profissionais, estudiosos e contadores de histórias para falar sobre tecnologia, cinema, música e trazer insights do que será tendência em um futuro, muitas vezes, bem próximo.

Em entrevista exclusiva para a Billboard Brasil, Mariana Tozzini, gerente sênior de branding e comunicação de estratégia integrada das marcas do Grupo Boticário, comenta sobre como a inteligência artificial vai impactar os negócios e afirma que ela é uma ferramenta que precisa não apenas ser utilizada para melhorar o core de um negócio, mas, consequentemente, a experiência do consumidor –para que ela seja, sim, mais humana.

VEJA TAMBÉM
favela

Além disso, fala sobre a relação da empresa com a música e do apoio inédito de O Boticário ao Lollapalooza Brasil 2024, com Egeo, uma das marcas de perfumaria da companhia e que será a fragrância oficial do evento. Acompanhe!

O que mais te impactou no SXSW?

Os assuntos que mais movimentaram a agenda do SXSW 2024 foram o uso da inteligência artificial e da Apple Vision Pro, além de questões menos pragmáticas como a solidão, o uso de psicodélicos e temas relacionados à diversidade. Algo que me impressiona muito e que merece destaque para curadoria do evento é como, ano a ano, o festival tem apresentado uma constante evolução, sempre trazendo luz a temas importantes nas mais diversas esferas e áreas de conhecimento.

Outra coisa que me despertou curiosidade é que, em muitos lugares, praticamente em todo o festival, escuta-se mais português do que inglês, reforçando os dados que o Brasil é a segunda maior comunidade no evento. Além disso, achei muito interessante que o SXSW de fato se apropria de Austin, cidade no Texas que está sediando o evento, e que isso tem influenciado especialmente na própria comunidade local –Austin respira o festival, com muita tecnologia, inovação, publicidade, música e cinema.

Como você acredita que a inteligência artificial vai impactar os negócios e a relação com o consumidor?

Sabemos que desde o ano passado a inteligência artificial é um dos principais temas em voga, não apenas no SXSW como nos mais variados fóruns e espaços, o que foi novamente reforçado pelo painel de Amy Webb, CEO do Future Today Institute, um dos mais esperados e disputados do evento. E, um dos principais questionamentos levantados foi justamente como garantir a segurança dessa tecnologia e sua aplicabilidade de forma positiva para os mais diversos negócios. Sobre esse tema, o vice-presidente de consumo da OpenAI, Peter Deng, disse algo que me marcou: “A IA nos torna mais humanos”. Segundo Deng, ela também nos ajuda a exercer a curiosidade, nos proporcionando meios para facilitar o aprendizado.

No Grupo Boticário nós entendemos que a inteligência artificial é uma ferramenta que precisa não apenas ser utilizada para melhorar o core de um negócio, mas, consequentemente, a experiência do consumidor –para que ela seja, sim, mais humana. Como uma love tech, nós utilizamos os avanços da tecnologia para aumentar nossa conexão com os colaboradores e os consumidores. Por isso, aplicamos a inteligência artificial em três fronts prioritários: no operacional, para entender a previsão de demanda dos produtos; nas lojas, com modelos de footprint; e em P&D, com a automatização de testes. São exemplos de como a IA nos apoia no mapeamento de riscos, acelera a assertividade dos nossos processos e otimiza a relação que estabelecemos com a nossa rede. Somos um ecossistema de beleza e atuamos de forma omnicanal, com isso temos buscado, cada vez mais, enxergar a tecnologia como um meio para uma finalidade, o que nos ajuda a chegar lá, principalmente quando o assunto é gerar conexão.

A marca tem a música como pilar de comunicação. Como vocês observam esse retorno e quais as estratégias para este ano?

Essa é uma excelente pergunta, porque a música, de fato, traz o que as marcas do Grupo Boticário buscam em peso: estreitar laços. Assim, entendemos que a escolha da música-tema é responsável, em grande parte, por dar o tom de uma campanha, impactar as pessoas a partir da mensagem que queremos passar e trazer a cereja do bolo: proporcionar sensações únicas. Esse direcional nos guia, por exemplo, na elaboração de campanhas regionais com personalidades que dialoguem com públicos específicos.

Um bom exemplo é que, no ano passado, com filme ao som de “I’ll Be There”, de Jackson 5, O Boticário apresentou a campanha “Seja um Amor Presente” para o Natal e convidou seus consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.

Além disso, ainda enxergando a importância da música para gerar aproximação e conectar pessoas, recentemente, O Boticário anunciou apoio inédito ao Lollapalooza Brasil 2024, que será realizado em São Paulo neste mês de março, com Egeo, uma das nossas marcas de perfumaria líderes em vendas, que é a fragrância oficial do evento. Esse apoio tem como objetivo central apresentar Egeo E.Joy, fragrância desenvolvida por meio da neurociência para gerar a sensação única de energia, além de conectar o posicionamento e a identidade de Egeo, que é uma marca divertida, jovem e antenada, não apenas ao território da música, mas aos fãs de festivais, especialmente a geração Z, essencial para a frente de negócios.

Ao lado do Boticário, Quem Disse, Berenice? também estreia a sua participação em festivais ocupando o status de make oficial Lollapalooza Brasil 2024, incentivando a autoexpressão por meio da maquiagem, conceito que também está diretamente ligado ao território da música. Precursora de tendências, bem como o próprio Lolla em si, Quem Disse, Berenice? quer proporcionar uma série de experiências para os fãs de música e maquiagem presentes no festival, que são, o público-alvo da marca.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.