Grupo Boticário aposta na música para se conectar com público jovem
Executiva Mariana Tozzini fala sobre inovação e estratégia para o Lollapalooza
O SXSW (South by Southwest) é considerado o lugar onde a inovação pode ser encontrada de uma forma jamais vista. Durante todos os dias, o festival reúne inúmeros profissionais, estudiosos e contadores de histórias para falar sobre tecnologia, cinema, música e trazer insights do que será tendência em um futuro, muitas vezes, bem próximo.
Em entrevista exclusiva para a Billboard Brasil, Mariana Tozzini, gerente sênior de branding e comunicação de estratégia integrada das marcas do Grupo Boticário, comenta sobre como a inteligência artificial vai impactar os negócios e afirma que ela é uma ferramenta que precisa não apenas ser utilizada para melhorar o core de um negócio, mas, consequentemente, a experiência do consumidor –para que ela seja, sim, mais humana.
Além disso, fala sobre a relação da empresa com a música e do apoio inédito de O Boticário ao Lollapalooza Brasil 2024, com Egeo, uma das marcas de perfumaria da companhia e que será a fragrância oficial do evento. Acompanhe!
O que mais te impactou no SXSW?
Os assuntos que mais movimentaram a agenda do SXSW 2024 foram o uso da inteligência artificial e da Apple Vision Pro, além de questões menos pragmáticas como a solidão, o uso de psicodélicos e temas relacionados à diversidade. Algo que me impressiona muito e que merece destaque para curadoria do evento é como, ano a ano, o festival tem apresentado uma constante evolução, sempre trazendo luz a temas importantes nas mais diversas esferas e áreas de conhecimento.
Outra coisa que me despertou curiosidade é que, em muitos lugares, praticamente em todo o festival, escuta-se mais português do que inglês, reforçando os dados que o Brasil é a segunda maior comunidade no evento. Além disso, achei muito interessante que o SXSW de fato se apropria de Austin, cidade no Texas que está sediando o evento, e que isso tem influenciado especialmente na própria comunidade local –Austin respira o festival, com muita tecnologia, inovação, publicidade, música e cinema.
Como você acredita que a inteligência artificial vai impactar os negócios e a relação com o consumidor?
Sabemos que desde o ano passado a inteligência artificial é um dos principais temas em voga, não apenas no SXSW como nos mais variados fóruns e espaços, o que foi novamente reforçado pelo painel de Amy Webb, CEO do Future Today Institute, um dos mais esperados e disputados do evento. E, um dos principais questionamentos levantados foi justamente como garantir a segurança dessa tecnologia e sua aplicabilidade de forma positiva para os mais diversos negócios. Sobre esse tema, o vice-presidente de consumo da OpenAI, Peter Deng, disse algo que me marcou: “A IA nos torna mais humanos”. Segundo Deng, ela também nos ajuda a exercer a curiosidade, nos proporcionando meios para facilitar o aprendizado.
No Grupo Boticário nós entendemos que a inteligência artificial é uma ferramenta que precisa não apenas ser utilizada para melhorar o core de um negócio, mas, consequentemente, a experiência do consumidor –para que ela seja, sim, mais humana. Como uma love tech, nós utilizamos os avanços da tecnologia para aumentar nossa conexão com os colaboradores e os consumidores. Por isso, aplicamos a inteligência artificial em três fronts prioritários: no operacional, para entender a previsão de demanda dos produtos; nas lojas, com modelos de footprint; e em P&D, com a automatização de testes. São exemplos de como a IA nos apoia no mapeamento de riscos, acelera a assertividade dos nossos processos e otimiza a relação que estabelecemos com a nossa rede. Somos um ecossistema de beleza e atuamos de forma omnicanal, com isso temos buscado, cada vez mais, enxergar a tecnologia como um meio para uma finalidade, o que nos ajuda a chegar lá, principalmente quando o assunto é gerar conexão.
A marca tem a música como pilar de comunicação. Como vocês observam esse retorno e quais as estratégias para este ano?
Essa é uma excelente pergunta, porque a música, de fato, traz o que as marcas do Grupo Boticário buscam em peso: estreitar laços. Assim, entendemos que a escolha da música-tema é responsável, em grande parte, por dar o tom de uma campanha, impactar as pessoas a partir da mensagem que queremos passar e trazer a cereja do bolo: proporcionar sensações únicas. Esse direcional nos guia, por exemplo, na elaboração de campanhas regionais com personalidades que dialoguem com públicos específicos.
Um bom exemplo é que, no ano passado, com filme ao som de “I’ll Be There”, de Jackson 5, O Boticário apresentou a campanha “Seja um Amor Presente” para o Natal e convidou seus consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.
Além disso, ainda enxergando a importância da música para gerar aproximação e conectar pessoas, recentemente, O Boticário anunciou apoio inédito ao Lollapalooza Brasil 2024, que será realizado em São Paulo neste mês de março, com Egeo, uma das nossas marcas de perfumaria líderes em vendas, que é a fragrância oficial do evento. Esse apoio tem como objetivo central apresentar Egeo E.Joy, fragrância desenvolvida por meio da neurociência para gerar a sensação única de energia, além de conectar o posicionamento e a identidade de Egeo, que é uma marca divertida, jovem e antenada, não apenas ao território da música, mas aos fãs de festivais, especialmente a geração Z, essencial para a frente de negócios.
Ao lado do Boticário, Quem Disse, Berenice? também estreia a sua participação em festivais ocupando o status de make oficial Lollapalooza Brasil 2024, incentivando a autoexpressão por meio da maquiagem, conceito que também está diretamente ligado ao território da música. Precursora de tendências, bem como o próprio Lolla em si, Quem Disse, Berenice? quer proporcionar uma série de experiências para os fãs de música e maquiagem presentes no festival, que são, o público-alvo da marca.