Grammy: qual a diferença entre música do ano e gravação do ano
Categorias próximas sempre causam confusão na premiação e no Grammy Latino
As pessoas sempre se questionam sobre diferença de clima e tempo, a diferença entre o charme e o funk e, mais especificamente desde 1958, qual a diferença entre “música do ano” e “gravação do ano” no Grammy e no Grammy Latino.
As categorias das premiações mais importantes da indústria da música têm objetivos diferentes. E a Billboard Brasil te explica.
A diferença entre música e gravação do ano para o Grammy
Música do ano premia o compositor, a pessoa (ou o time) que canetou uma canção.
Já a categoria gravação do ano é voltada para toda a produção de cada faixa indicada: os artistas que trabalharam na engenharia de uma música.
Portanto, você pode observar que, em alguns casos, serão diferentes os créditos que irão aparecer em sua tela em caso de uma canção ser indicada nas duas categorias. Os créditos do gramofone por música do ano serão os compositores da canção. Já os ganhadores do gramofone por gravação do ano serão creditados como produtores e engenheiros.
Muitas foram as músicas que já ganharam nas duas categoria, como “Rehab”, de Amy Winehouse, e “Hello”, de Adele.
Os indicados a música e gravação do ano no Grammy Latino 2024
O Grammy Latino, irmão mais novo do Grammy, revelou os indicados para sua edição de 2024, que acontece em novembro, na terça-feira, 17 de setembro.
Ao todo, foram dez indicados a música do ano. Concorrem na categoria Jorge Drexler (“Derrumbe”), Shakira e Grupo Fronteira (“(Entre Paréntesis)”) e Karol G (“Mi Ex Tenía Razón”), entre outros.
Já entre os indicados a gravação do ano estão Anitta, com “Mil Veces”, e fazendo a dobradinha nas duas categorias, Jorge Drexler, com “Derrumbe” e Karol G, capa da Billboard Brasil #7, com “Mi Ex Tenía Razón”, entre outros.