Você está lendo
Grammy anuncia 10 mudanças em regras e data de premiação em 2026

Grammy anuncia 10 mudanças em regras e data de premiação em 2026

Evento elege os melhores da música e acontece em fevereiro de 2026

Troféus do Grammy

A Academia de Gravação revelou as principais datas e alterações nas regras para a 68ª edição anual do Grammy Awards. A premiação está marcada para domingo, 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles (EUA) com as indicações previstas para serem anunciadas no dia 7 de novembro.

Uma nova categoria foi incluída no prêmio: melhor álbum country tradicional. A Academia também reviveu uma categoria antiga, a de melhor capa de álbum.

VEJA TAMBÉM
Prêmio UBC 2024

Eles consolidaram duas categorias existentes – melhor pacote de gravação e melhor pacote em caixa ou edição especial limitada – em uma única, melhor pacote de gravação.

Assim, haverá um aumento líquido de uma categoria, para 95 – o maior total desde 2010, quando o Grammy tinha 109 categorias. No ano seguinte, houve uma grande redução para 78 categorias.

O Grammy será transmitido ao vivo pela CBS e ao vivo e sob demanda pelo Paramount+. Esta será a última transmissão do Grammy pela CBS, a casa do Grammy desde 1973.

Em 2024, o copresidente da Disney Entertainment, Dana Walden, e o CEO da Recording Academy, Harvey Mason Jr., anunciaram um novo acordo global de 10 anos para que o Grammy fosse transmitido simultaneamente com exclusividade pela ABC, Hulu e Disney+ a partir de 2027.

O Grammy foi ao ar pela ABC em 1971 e 1972, seus dois primeiros anos como uma transmissão ao vivo.

Aqui estão as datas principais do ciclo do 68º Grammy Awards.

  • Período de elegibilidade do produto: 31 de agosto de 2024 a 30 de agosto
  • Período de inscrição para empresas de mídia: 7 de julho a 22 de agosto
  • Período de inscrição online: 16 de julho a 29 de agosto
  • Votação da primeira rodada: 3 a 15 de outubro
  • Anúncio das indicações: sexta-feira, 7 de novembro
  • Votação da rodada final: 12 de dezembro a 5 de janeiro de 2026
  • Transmissão do 68º Grammy Awards: domingo, 1º de fevereiro de 2026

Mudanças principais no Grammy

Melhor Artista Revelação

A academia está expandindo a elegibilidade para artistas que foram anteriormente indicados para o prêmio de álbum do ano como artista convidado no álbum de outro artista, mas cujas contribuições ficaram abaixo do limite atual de 20% do tempo de reprodução.

A regra: “Se um artista foi indicado (mas não ganhou) como artista convidado em um álbum indicado ao prêmio de álbum do ano, mas sua contribuição foi inferior ao limite atual de 20% do tempo de reprodução, o artista pode entrar nesta categoria se for elegível.”

O motivo: A Academia costumava conceder indicações para o prêmio de álbum do ano a qualquer pessoa listada como artista convidado em um álbum, independentemente de quão pequena fosse sua participação. Essa política excessivamente generosa teve consequências indesejadas, já que artistas foram eliminados da lista de melhor artista revelação por causa dessas indicações anteriores. Esta mudança de regra visa corrigir isso.

Melhor álbum de teatro musical

A Academia está aumentando o número de “vocalistas principais” que podem ser reconhecidos de “até quatro” para “até seis”. A Academia começou a premiar artistas nesta categoria em 2012. Mais de quatro artistas de um álbum de teatro musical ganharam o prêmio apenas três vezes. Dez artistas venceram por “Hamilton”; oito por “Dear Evan Hansen” e cinco por “Hadestown”. Um futuro “Hamilton” ou “Dear Evan Hansen” ainda estaria sujeito ao limite de seis artistas, mas este é mais generoso do que o antigo limite de quatro artistas.

A regra: “Prêmio para até seis vocalistas principais com performance(s) significativa(s) de contribuição, definida como a performance principal de um vocalista em destaque OU certificados de mérito para todos os vocalistas na gravação de uma ‘peça conduzida por conjunto’, definida como aquela em que os intérpretes têm participação musical e dramática comparável na gravação (em contraste com uma obra de teatro musical com protagonistas e um coro)”.

Melhor pacote de gravação, melhor capa de álbum

A Academia está combinando duas categorias, melhor pacote de gravação e melhor pacote em caixa ou edição especial limitada, em uma única categoria, melhor pacote de gravação. Os conjuntos em caixa foram separados em uma categoria separada em 1995.

Também está revivendo uma categoria antiga, a melhor capa de álbum. O prêmio Grammy de melhor capa de álbum remonta ao primeiro Grammy Awards, em 1959. (O primeiro vencedor: Frank Sinatra, por atuar como diretor de arte em seu próprio álbum, “Frank Sinatra Sings for Only the Lonely”.)

De 1962 a 1965, foi dividido em categorias clássica e não clássica. De 1966 a 1968, foi separado em categorias de artes gráficas e fotografia. Em 1974, o nome do prêmio foi alterado para melhor pacote de álbum. Em 1994, foi alterado novamente para melhor pacote de gravação.

A regra para melhor pacote de gravação: “Um prêmio do diretor de arte – para álbuns ou singles. Esta categoria reconhece a excelência na área de arte e embalagem para álbuns ou singles. Produtos físicos em qualquer configuração (padrão, edição especial, edição limitada ou box sets), de qualquer gênero musical, lançados pela primeira vez durante o ano de elegibilidade (mesmo que as gravações tenham sido lançadas anteriormente) são elegíveis, desde que a embalagem seja predominantemente nova.

“Os elementos julgados nesta categoria incluem o design da embalagem, a fotografia e/ou a arte gráfica de todo o pacote, bem como quaisquer materiais incluídos. Se a arte/embalagem do álbum tiver sido lançada anteriormente ou estiver sendo relançada com apenas elementos de design novos e mínimos, não será elegível.

Uma inscrição nesta categoria é elegível se o lançamento do produto físico durante o período de elegibilidade aplicável atender ao requisito de distribuição geral ou tiver sido disponibilizado para compra exclusivamente através do site do artista aplicável ou do site da gravadora do artista, desde que o lançamento atenda a todos os outros requisitos de elegibilidade, seja vendido como um produto independente e o link de venda esteja disponível para todos os consumidores (por exemplo, lançamentos exclusivos para fã-clubes ou lançamentos por meio de uma série de assinaturas não são elegíveis).

A regra para melhor capa de álbum: “Um prêmio do diretor de arte – apenas para álbuns. Esta categoria reconhece a excelência na arte da capa de álbuns de gravações de qualquer gênero musical, lançados pela primeira vez durante o ano de elegibilidade (mesmo que as gravações tenham sido lançadas anteriormente).

“Os elementos julgados nesta categoria incluem a criatividade, o design, a ilustração, a fotografia e/ou a arte gráfica da capa do álbum.

“A capa do álbum deve ser predominantemente nova: se a arte da capa do álbum já tiver sido lançada anteriormente ou se a gravação estiver sendo relançada com apenas uma nova arte da capa mínima, não é elegível.

As capas de álbuns elegíveis podem ser de lançamentos completos, exclusivamente digitais ou somente streaming, bem como álbuns com configurações físicas. A inscrição de uma capa de álbum nesta categoria não desqualifica o pacote físico do mesmo lançamento de ser inscrito na categoria de melhor pacote de gravação. As inscrições elegíveis para esta categoria exigem o upload de um arquivo digital de alta resolução da capa do álbum com a inscrição.

Além disso, o Comitê de Criação de Pacotes passará de três comitês regionais para um comitê nacional.

Melhor Álbum Country Contemporâneo, Melhor Álbum Country Tradicional

A academia está adicionando uma nova categoria, melhor álbum country tradicional. A categoria atual de melhor álbum country foi renomeada para melhor álbum country contemporâneo.

Mason conversou com Melinda Newman, da Billboard, sobre a nova categoria country. Ele também discutiu o assunto com o Grammy.com. “A música country evoluiu significativamente na última década, com o country tradicional experimentando um ressurgimento massivo, crescendo em popularidade e volume. O country tradicional tem um som atemporal e distinto que inspirou gerações de músicos ao longo dos anos. É uma parte importante da história da música country e merece ser celebrado e reconhecido com propósito.”

A regra para melhor álbum country tradicional: “Para álbuns – vocais ou instrumentais. Esta categoria reconhece a excelência em álbuns de música country tradicional, tanto vocais quanto instrumentais. Country tradicional inclui gravações country que aderem às estruturas sonoras mais tradicionais do gênero country, incluindo ritmo e estilo de canto, conteúdo lírico, bem como instrumentação country tradicional, como violão acústico, guitarra de aço, violino, banjo, bandolim, piano, guitarra elétrica e bateria ao vivo. Também inclui subgêneros como Western, Western Swing e Outlaw country.

“Os indicados são artistas com mais de 50% de tempo de execução no álbum. Estatuetas Grammy são concedidas a artistas, produtores, engenheiros/mixadores, se não forem artistas, com mais de 50% de tempo de execução no álbum.”

A regra para melhor álbum country contemporâneo: “Para álbuns – vocais ou instrumentais. Esta categoria reconhece gravações contemporâneas de música country, tanto vocais quanto instrumentais, que utilizam uma intenção estilística, estrutura musical, conteúdo lírico e/ou apresentação musical para criar uma sensibilidade que reflita o amplo espectro do estilo e da cultura country contemporâneos. A intenção é reconhecer a música country que permanece reminiscente e relevante para o legado da cultura country, ao mesmo tempo em que se envolve com formas musicais mais contemporâneas.

“Os indicados são artistas com mais de 50% de tempo de execução no álbum. Estatuetas Grammy são concedidas a artistas, produtores, engenheiros/mixadores, se não artistas, com mais de 50% de tempo de execução no álbum.”

Mais Reconhecimento para compositores e letristas/libretistas nas categorias clássicas

Nas categorias clássicas, compositores e letristas/libretistas agora são elegíveis para o reconhecimento do Grammy, juntamente com todos os outros profissionais criativos importantes, incluindo artistas, produtores e engenheiros de som em álbuns vencedores.

A Academia está expandindo o reconhecimento de compositores e letristas/libretistas clássicos por álbuns vencedores em cinco categorias clássicas – melhor performance orquestral, melhor performance coral, melhor performance de música de câmara/pequeno conjunto, melhor solo instrumental clássico e melhor álbum vocal solo clássico.

Mason discutiu a mudança de regra com o Grammy. “É muito importante que nossas regras e diretrizes sejam justas e equitativas para músicos de todas as áreas e especialidades, e que o Grammy Awards realmente reflita e honre todo o espectro de criadores musicais. A atualização das categorias clássicas alinha letristas/libretistas e compositores com a forma como artistas, produtores e engenheiros de som são reconhecidos nessas categorias, promovendo um ambiente mais inclusivo que valoriza cada contribuição criativa.”

Requisitos de elegibilidade para produtos físicos ajustados

O requisito de elegibilidade para produtos físicos para melhor pacote de gravação, melhores notas de álbum e melhor álbum histórico foi expandido para ser mais representativo do mercado atual. Essa mudança garante que pacotes de álbuns físicos vendidos diretamente aos fãs através do site de um artista ou gravadora sejam elegíveis para consideração ao Grammy.

A regra: “Uma inscrição nas categorias de melhores notas de álbum, melhor pacote de gravação ou melhor álbum histórico é elegível se o lançamento do produto físico durante o período de elegibilidade aplicável atender ao requisito de distribuição geral ou tiver sido disponibilizado para compra exclusivamente através do site do artista aplicável ou do site da gravadora desse artista, desde que o lançamento atenda a todos os outros requisitos de elegibilidade, seja vendido como um produto independente e o link de venda esteja disponível para todos os consumidores (por exemplo, lançamentos exclusivos para fã-clubes ou lançamentos por meio de uma série de assinaturas não são elegíveis)”.

Melhor álbum de R&B progressivo

A academia aprovou a redação atualizada: “Para álbuns – apenas vocais. Esta categoria reconhece a excelência em álbuns com faixas vocais de R&B progressivo. Esta categoria é destinada a artistas cuja música se baseia em muitos dos elementos do R&B, mas possui um som mais progressivo, que pode incluir elementos como hip-hop, rap, pop, dance e música eletrônica.

Esta categoria se diferencia do R&B e/ou do R&B tradicional por uma ênfase na experimentação e inovação, muitas vezes por meio de estruturas musicais não convencionais, técnicas de produção dinâmicas e influências multigênero que desafiam as convenções tradicionais do R&B.

“Indicado(s) é(são) o(s) artista(s) com mais de 50% de tempo de execução no álbum. Estatuetas do Grammy são concedidas ao(s) artista(s), produtor(es), engenheiro(s) de som/mixagem, se não forem artistas, com mais de 50% de tempo de execução no álbum.”

Melhor gravação de dance pop

A Academia aprovou a redação atualizada. “Para singles ou faixas – apenas vocais. A Melhor Gravação de Dance Pop reconhece a excelência em gravações de dance music com raízes na produção eletrônica e voltada para a balada, incorporando elementos de composição e vocais pop.

“Gravações elegíveis apresentam os fundamentos da dance music, como ritmo, construções e interrupções dinâmicas e mudanças de energia instrumentais que definem o gênero.

“Remixes de dance music são elegíveis apenas na categoria de melhor gravação remixada e não podem ser inscritos na categoria de melhor gravação de dance pop.

“Os indicados são artista(s), produtor(es), mixador(es). Estatuetas do Grammy são concedidas a artista(s) e produtor(es), mixador(es).”

Melhor performance de Roots Americana, melhor canção de Roots Americana

A Academia aprovou uma redação atualizada, que especifica os subgêneros sob o termo genérico “estilos regionais de música roots”.

A regra para Melhor Performance de Roots Americana: “Para singles ou faixas – vocais ou instrumentais. Esta categoria reconhece a excelência na performance de música roots americana. A categoria abrange todos os subgêneros da música roots americana (bluegrass, blues, folk e estilos regionais de música roots, incluindo Cajun, Havaiana, Indígena/Nativa Americana, Second Line brass band, Polca, Zydeco, Go-go, Swamp Pop, Conjunto e outros).

“Os indicados são artista(s). Estatuetas do Grammy são concedidas ao(s) artista(s).”

A regra para Melhor Canção de Roots Americana: “Um prêmio de compositor.” Esta categoria reconhece a excelência em composições em qualquer um dos subgêneros abrangidos pela música roots americana (americana, bluegrass, blues, folk ou estilos regionais de música roots, incluindo Cajun, Havaiana, Indígena/Nativa Americana, Second Line brass band, Polca, Zydeco, Go-go, Swamp Pop, Conjunto e outros).

“Instrumentais não são elegíveis nesta categoria. Uma música deve incluir música e letra para ser elegível em uma categoria de composição.

“Os indicados são compositores de material novo. Estatuetas do Grammy são concedidas a compositores de material novo.”

Melhor álbum de música regional de raízes

A regra: “Para álbuns – vocais ou instrumentais. Esta categoria reconhece gravações de estilos musicais de raízes culturais, incluindo Cajun, Havaiana, Indígena/Nativo Americano, Banda de Metais de Segunda Linha, Polca, Zydeco, Go-go, Swamp Pop, Conjunto e outros, com produção e sensibilidade distintamente diferentes de uma abordagem pop.

“Esses estilos musicais são definidos como gravações que contêm elementos musicais tradicionais e/ou contemporâneos na composição e no arranjo. A elegibilidade será determinada pelo comitê de seleção.”

“Os indicados são artistas com mais de 50% de tempo de execução no álbum. Estatuetas Grammy são concedidas a artistas, produtores, engenheiros/mixadores, se não artistas, com mais de 50% de tempo de execução no álbum.”

[Esta lista foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]

Lady Gaga
Lady Gaga durante apresentação no Grammy 2025 (Mario Anzuoni/Reuters)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.