Francisco Gil fala de impacto do Carnaval na saúde da mãe, Preta Gil
Músico comemorou presença da mãe em folia em Salvador


O cantor Francisco Gil, filho de Preta Gil, falou do retorno da mãe ao Carnaval de Salvador. Ela ficou 55 dias internada em um hospital em São Paulo em tratamento contra o câncer no intestino.
“E lá estava ela, vendo aquilo. Carnaval é vida. E foi muito importante, depois de tudo que a gente passou, vê-la lá com tantos amigos”, afirmou Francisco para a “Quem”.
“Foi muito bom, deu um gás nela, deu um gás em nós também. Faz parte da nossa rede, é isso. Ficamos com ela e foi muito bom. Isso nos dá ainda mais vontade de estar aqui e curtir o carnaval com o coração mais leve”, contou.
Em breve, Preta Gil vai viajar para o exterior.
“Meus médicos são muito otimistas de que eu vou ficar bem para próxima etapa: vou para os Estados Unidos para fazer um tratamento lá. Então, em abril, parto para Nova York para fazer um tratamento lá com medicamentos novos. Medicamentos que estão em fase final de estudo”, explicou recentemente.
“Eu tenho mil privilégios, eu sei que tenho, isso faz toda a diferença. Então eu não reclamo, não tenho como reclamar: ‘Ah, mas você não sofre?’. Sofro, sofro muito”, refletiu.

Relembre o caso de Preta Gil
Preta foi diagnosticada com câncer pela primeira vez em janeiro de 2023. Ela começou o tratamento rapidamente, e o tratamento havia sido finalizado em agosto, depois dela passar por uma cirurgia de 14 horas em que foi retirado o tumor.
Em dezembro de 2023, ela revelou para o público que tinha recebido alta médica do tratamento, e iria aguardar cinco anos para ter a cura confirmada.
Oito meses depois, ela teve uma recidiva da doença, com dois linfonodos na região da pelve da cantora.
A nova fase do tratamento contra o câncer, segundo a própria Preta, iria incluir novas sessões de quimio, além da amputação do reto, parte final do intestino grosso.
“Em seis meses, quatro tumores cresceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade”, disse na ocasião, em entrevista ao “Fantástico”.