A 24ª edição do Festival de Verão de Salvador encerrou com um gostinho de quero mais. O evento, que aconteceu na capital baiana, reuniu mais de 60 mil pessoas no Parque de Exposições para apresentar o melhor da música nacional, desde o sertanejo de Ana Castela até o pagodão baiano de Léo Santana.
Ao todo, foram mais de 30 atrações que passaram pelos palcos do Festival de Verão. Entre elas, uma surpresa feita pela Amstel no Palco Ponte com o projeto Vem Pra Roda, plataforma criada pela marca totalmente dedicada ao samba. A ideia foi incluir mais um elemento em essa mistura de gêneros que o Festival de Verão propõe ao público.
No maior clima de “não deixar o samba morrer” –como canta Alcione– o grupo Sambaiana recebeu Diogo Nogueira e Marcelo D2 para formar uma roda de samba no meio do festival. Juntos, cantaram grandes músicas do gênero, como “Pé na Areia” e “Alma Boêmia”, em uma apresentação que reverencia o melhor do samba baiano e carioca. “Eu estou muito feliz de estar participando mais uma vez do Vem Pra Roda com a Amstel. Trazer o samba carioca para Salvador, para fazer um pouco da alegria desse povo que vive do axé, vive da música brasileira”, disse Diogo Nogueira em conversa com a Billboard Brasil.
O cantor também exaltou a relação com o grupo, formado exclusivamente por mulheres, que ditou o ritmo do show. “Elas são maravilhosas, grandes artistas, grandes músicas. Na verdade é um reencontro de pessoas que se gostam, que se admiram, ainda mais em uma roda de samba”.
Ju Moraes, vocalista do Sambaiana, reforçou que tanto Diogo como Marcelo são grandes influências para o grupo e, para além do encontro de titãs, elas queriam mostrar a força do samba feita por mulheres para a plateia do Festival de Verão. “A gente faz música baiana, muito samba, e estamos com muito orgulho de estar aqui representado as mulheres no palco, e o samba da Bahia”.
Marcelo D2 fez uma dobradinha no Festival de Verão: se apresentou no show do BaianaSystem com BNegão, e voltou para um bis no Momento Amstel. O cantor é um dos organizadores do projeto Vem na Roda e, para a Billboard Brasil, apostou que o samba está vivendo um de seus momentos mais bonitos. “Eu uso a metáfora do arco e flecha: quanto mais a gente puxar lá atrás, mais gente vamos atingir. Para mim, poder estar com essa rapaziada toda tem sido uma honra. O projeto está ficando incrível. Tem muita gente boa se envolvendo.”
No meio de tanta diversidade, o Momento Amstel também trouxe um toque diferente para o Festival de Verão. A ideia era justamente mostrar que o samba está presente em todos os lugares, e o convite de ‘ir para a roda’ é irrecusável. “A gente está no meio das mesas com a nossa garrafa, com a nossa cerveja. Foi um movimento natural. E desde que a gente começou, tem sido algo tão espontâneo que as pessoas vem mesmo para a roda”, celebra Cecilia Preto Alexandre, diretora de marketing da Amstel.
Com um olhar para o novo e abraçando a tradição, o Festival de Verão se provou um dos principais eventos de música do Brasil. A programação diversa e com encontros especiais entre nomes gigantescos da música brasileira é mais uma prova da preciosidade que temos em nossas mãos.