Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Estátua de Martinho da Vila será inaugurada no Rio em 2026

Monumento de 14 metros ficará em Vila Isabel e já entrou em fase de execução

martinho

Martinho da Vila (Paula Monte/Divulgação)

A cidade do Rio de Janeiro prepara uma homenagem de grande porte para um dos maiores nomes da música brasileira.

Segundo o jornal “Extra”, uma escultura de Martinho da Vila será instalada na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, Zona Norte da capital, com inauguração prevista para o início de 2026.

O cantor e compositor recebeu em casa, na Barra da Tijuca, a equipe responsável pelas medições iniciais da obra.

Todo de branco, Martinho posou para os artistas que darão forma ao monumento. A estátua terá tamanho natural e ficará posicionada sobre uma coroa de aço, compondo um conjunto que alcançará 14,20 metros de altura.

O projeto foi idealizado pelo carnavalesco Paulo Barros, que escolheu como referência a canção “Canta, canta, minha gente”, de 1974, um dos grandes sucessos do artista. A execução será assinada pelo escultor Mário Pitanguy, responsável também pela estátua de Zico inaugurada no ano passado em Quintino, durante as celebrações dos 70 anos do ex-jogador.

A escultura em bronze de Martinho terá custo de R$ 608 mil. Já a produção da coroa e as intervenções na Praça Barão de Drumond somam investimentos estimados em R$ 4,84 milhões. A licitação das obras está prevista para o dia 19 de setembro, sob coordenação da Secretaria Municipal de Conservação.