Errata sobre a bossa nova ganha Grand Prix em Cannes
Campanha foi uma parceria da Diageo com Johnnie Walker e Folha de S.Paulo
A homenagem da Johnnie Walker a Alaíde Costa, corrigindo um erro histórico, foi o grande vencedor do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions na categoria Entertainment for Music. A campanha, chamada de “Errata at 88”, foi desenvolvida pela Diageo Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo e faturou o Grand Prix na premiação.
A campanha tinha como objetivo corrigir o fato de que Alaíde, uma das fundadoras da bossa nova, foi ignorada em um show no Carnegie Hall, em 1962, por ser mulher e negra. Nela, o jornal escrevia uma errata de 70 anos colocando a cantora no local de destaque que ela sempre mereceu.
Assim, em outubro de 2023, uma segunda edição do show que lançou a bossa nova foi feito e colocou Alaíde para ser aplaudida de pé por mais de três minutos.
“Mais do que uma peça publicitária, ‘Errata at 88’ é uma declaração poderosa sobre a importância de reconhecer e celebrar todas as vozes, corrigindo erros do passado para a construção de um futuro mais inclusivo. Ver o reconhecimento merecido de Alaíde, e agora receber o reconhecimento de nossa campanha em Cannes, é gratificante e endossa a nossa confiança de que estamos seguindo no caminho certo de conexão com a cultura e o coração do nosso consumidor, que é a grande razão de todo o nosso trabalho”, afirma Guilherme Martins, VP de Marketing da Diageo no Brasil.
Cannes Lions
A Billboard Brasil também foi premiada no festival com um Leão de Bronze na última segunda-feira com o projeto “DNA do Rock”, uma parceria com AlmapBBDO, que traz Rosetta Tharpe como a mãe do rock.