Donald Trump compartilha imagens geradas por IA alegando apoio de Taylor Swift
Fotos foram republicadas na rede social do candidato republicano
Antes mesmo de a campanha presidencial começar, especialistas em tecnologia alertaram sobre o uso de imagens e vídeos falsificados com inteligência artificial para manipular eleitores. Isso parece ser o caso com algumas imagens aparentemente falsas compartilhadas pelo ex-presidente Donald Trump em sua conta do Truth Social no domingo (18).
O ex-presidente republicano, que sofreu dois impeachments e teve um único mandato, repostou uma série de imagens cuja autenticidade não pôde ser verificada e que pareciam mostrar fãs de Taylor Swift, assim como a própria cantora, apoiando sua campanha.
Uma das imagens apresentava seis quadrados com Swifties sorridentes usando camisetas “Swifties para Trump” com a mensagem “Swifties se voltando para Trump depois que o ISIS frustrou o concerto de Taylor Swift”, fazendo referência a um plano recentemente frustrado para atacar os shows cancelados da cantora em Viena após a descoberta de um plano de um homem radicalizado pelo ISIS para causar um evento de múltiplas vítimas fora dos shows da cantora na Áustria.
Outra imagem, que imitava o icônico cartaz de recrutamento “I Want You For U.S. Army”, mostrava Swift em um traje patriótico vermelho, branco e azul e um chapéu de estrelas e listras com a mensagem: “Taylor quer que você vote em Donald Trump”.
No momento da publicação, os porta-vozes de Swift e Trump ainda não haviam retornado o pedido de comentário da Billboard sobre os posts.
O “Sunday Times” observou que um dos 25 posts do Truth Social com as imagens falsificadas, que dizia “O movimento Swifties para Trump é real!”, foi rotulado como “satírico”, levantando dúvidas sobre se Trump percebeu que estava repostando imagens geradas por computador.
Apoio
Swift ainda não endossou ninguém na corrida presidencial de 2024 entre o condenado Trump e a vice-presidente Kamala Harris, cuja nomeação será celebrada esta semana em Chicago durante a Convenção Nacional Democrata.
A cantora evitou endossos políticos durante a maior parte de sua carreira, mas, após a eleição de Trump em 2016, endossou dois candidatos democratas nas eleições de meio de mandato em seu estado natal, Tennessee, além de endossar Biden em 2020.
Trump, que o Washington Post relatou em 2021 ter feito quase 31 mil declarações falsas ou enganosas durante sua presidência — uma taxa de 21 alegações por dia —, recentemente afirmou que fotos de um grande comício de Harris em Detroit foram geradas por IA, uma alegação falsa que foi rapidamente desmentida por fotos e vídeos tirados por repórteres e participantes no local.