Na manhã que antecedeu a gravação do “Corona Luau MTV”, em outubro, a cerveja que patrocina o programa promoveu uma grande caminhada ecológica na Praia do Preá (CE), com o objetivo de recolher plásticos e outros detritos da areia. A ação não foi um ato isolado e faz parte da identidade global da marca. Há anos, a empresa promove ações semelhantes de limpeza em praias ao redor do mundo.
A Corona uniu-se à empresa de tecnologia Magikk para promover essas ações ao redor do Brasil, como também foi feito na recente etapa do mundial de surfe em Saquarema (RJ). A iniciativa, parte de uma estratégia gamificada que recompensa ações de impacto socioambiental, reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade. E também marca o início de novos projetos conjuntos, como campanhas de conscientização e redução de resíduos.
A Corona tem um compromisso sólido com o meio ambiente, buscando preservar os ecossistemas marinhos e minimizar o impacto por meio de diversas iniciativas. Como nasceu na praia, a empresa reconhece a importância de proteger os paraísos naturais e, por isso, tem trabalhado ativamente para reduzir a poluição plástica e atingir metas de sustentabilidade.
“A sustentabilidade é um pilar muito importante para a Corona” afirmou Gabriela Gallo, diretora de Marketing da Corona no Brasil. “Para aproveitar a vida do lado de fora, como a gente acredita, é importante cuidar da natureza. Ações como a de hoje são formas de convidar as pessoas a ajudar na preservação dos nossos paraísos.”
Pioneira no Brasil ao adotar garrafas long necks retornáveis, a Corona expandiu sua oferta desse tipo de embalagem a partir de outubro de 2024. Consumidores de sete capitais agora podem trocar suas long necks retornáveis (com selos específicos) direto de suas casas usando o aplicativo Zé Delivery, pagando apenas pelo líquido. A iniciativa, que começou em 2022 em Curitiba, foi ampliada para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória.
Em 2021, a Corona se tornou a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos e iniciou o patrocínio ao projeto A Voz dos Oceanos. Nesse mesmo ano, instalou contêineres para coleta e reciclagem de plásticos em Fernando de Noronha (PE) e Trancoso (BA), em parceria com Green Mining e Precious Plastic, e expandiu a iniciativa para a Chapada dos Veadeiros, incluindo a reciclagem de vidro. No ano seguinte, a marca promoveu o Primeiro Torneio Global de Pesca de Plástico no Brasil, o “Plastic Fishing”, removendo 1 tonelada de lixo do mar, sendo quase 500 kg de resíduos plásticos.
A ação, que mobiliza comunidades locais para coletar resíduos plásticos dos mares, aconteceu em outras partes do mundo, como África do Sul, China e México. Desde o início, o torneio atraiu milhares de participantes e ajudou a remover toneladas de plástico dos oceanos. Essa ação reflete o compromisso contínuo da marca em promover a limpeza dos oceanos, engajando voluntários e criando uma conscientização global sobre a importância de combater a poluição marinha. Até o momento, a ação envolve seis países e 244 pescadores, com 9.324 quilos de plástico reciclado.
Além disso, a Corona também estabeleceu uma meta de se tornar uma marca Net Zero globalmente, o que implica em zerar suas emissões de carbono ao longo de toda a sua cadeia produtiva. A empresa trabalha para reduzir as emissões nas fábricas, aumentar o uso de energia renovável e implementar práticas de produção mais sustentáveis.
Esse compromisso é parte do esforço da marca em diversos países , para reduzir o impacto ambiental de suas operações globais. Em 2022, por exemplo, a pegada de carbono da Corona foi de 4.729 toneladas de plástico, enquanto 5 toneladas foram recicladas.
A parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans é um pilar fundamental das iniciativas de sustentabilidade da Corona. Desde 2017, a colaboração “Corona x Parley” tem como objetivo proteger 246 ilhas ameaçadas pela poluição plástica. O projeto envolveu 68.678 voluntários em 1.430 limpezas, totalizando 44 mil m². As ações envolvem campanhas de conscientização e a implementação de estratégias para reduzir o uso de plástico virgem, além de promover a economia circular.