Você está lendo
Como a volta de Neymar impacta a música brasileira

Como a volta de Neymar impacta a música brasileira

Ainda não se sabe se o atleta quer tchu ou se quer tcha neste regresso...

Avatar de Guilherme Lucio da Rocha
neymar

“O Neymar voltar [para o Santos] seria tipo Jesus voltando”, sentenciou Mano Brown, integrante dos Racionais MC’s, durante entrevista para o Podpah no dia 7 de março de 2022.

Mal imaginava o rapper e torcedor do Santos Futebol Clube que ontem, 28 de janeiro de 2025, o presidente da equipe alvinegra, Marcelo Teixeira, confirmaria o retorno do craque ao clube de Vila Belmiro.

VEJA TAMBÉM
O cantor WIU

Talvez seja cedo para termos uma noção se a volta do craque brasileiro causará o mesmo impacto para sociedade que a ressurreição de Cristo. Isso só o tempo dirá. No entanto, é possível ter, ao menos, uma noção de como Neymar impacta os rumos da música brasileira.

Exemplos do passado

No início da década passada, Neymar Jr. era uma espécie de bússola cultural para muitos jovens. Ao comemorar um gol dançando a música de um cantor, o craque poderia transformar a carreira desse artista.

Foi o caso, por exemplo, da dupla João Lucas e Marcelo, da canção “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá“, eternizada em campo pelo jogador ao marcar seu 100º gol, no ano de 2012.

Por ser referência pelos dribles e comemorações, o brasileiro eternizou a canção da dupla sertaneja. Um exemplo disso é que, no ano passado, em pleno do 2024, a dupla de jogadores de futebol espanhóis Nico Williams e Lamine Yamal – esse último, fã declarado de Neymar – comemorou o título da sua seleção Eurocopa imitando a dança.

Bon-vivant da melhor qualidade, Neymar também fazia suas pontas em shows e DVDs e videoclipes de artistas pelo Brasil. Um dos vídeos clássicos é um vídeo da canção “Balada” (aquela mesma do refrão Tchê tchererê tchê tchê / Gusttavo Lima e você), com um Gusttavo Lima ainda bem mirradinho ao lado de Neymar no palco.

A grande marca

No entanto, musicalmente falando, Neymar foi craque mesmo no pagode fazendo dupla com Thiaguinho. Aliás, o lema de vida do jogador é ousadia e alegria, justamente um dos maiores sucessos do pagodeiro.

Em 2012, enquanto o camisa 11 do Santos encantava o Brasil, Thiaguinho iniciava sua carreira solo após a saída do Exaltasamba. Seu primeiro álbum, “Ousadia e Alegria“, além da música-tema, tem sucessos como “Desencana”, “Sou o Cara Pra Você”, “Buquê de Flores” e outras canções que se tornaram clássicos do pagode.

Na gravação do DVD deste projeto, Neymar subiu ao palco para fazer algumas embaixadinhas com seu amigo na música. Para sorte de Thiaguinho, o momento futebolístico ficou ofuscado pelo sucesso da canção.

Referências

Em maio de 2013, Neymar disputou sua última partida como atleta de um clube brasileiro. Desde então, tivemos que nos acostumar a ver nossa principal estrela brilhando em estádios europeus – e, mais recentemente, na Arábia Saudita.

Isso não quer dizer que o jogador ficou longe da música. Seu impacto na cultura popular foi refletida em diversas referências em letras dos mais variados gêneros.

Naquele mesmo ano, MC Guimê e Emicida lançaram “País de Futebol“, música de maior sucesso com menção ao atleta. A canção virou uma espécie de música não-oficial da Copa do Mundo de 2014. O refrão diz:

Eu sou / País do Futebol, negô / Até gringo sambou / Tocou Neymar é gol!”

Mais recentemente, o funkeiro Lukão Mec aproveitou o sucesso do cruzeiro temático promovido pelo jogador e lançou “Cruzeiro do Neymar”, música que viralizou no TikTok.

Lançada em julho de 2023, o funk acumula 11 milhões de visualizações no YouTube.

O impulsionador

E por falar em TikTok, talvez seja essa a grande diferença do impacto cultural que o agora jogador do Santos pode promover na música brasileira.

No Instagram, rede social onde o craque é mais ativo, ele tem 227 milhões de seguidores. Foi por lá, por exemplo, que ele postou um stories da cantora Gica. Segundo a própria pagodeira, foi graças a menção feita pelo jogador que sua carreira deslanchou.

Se há 10 anos seu poder de ditar tendências já era grande, Neymar agora pode se dizer um influenciador da música. Com seu retorno ao Brasil, é bem provável que artistas façam canções citando o atleta só para ganhar uma menção nas redes.

Ou até mesmo pensem em danças específicas que possam virar a comemoração de um gol e, automaticamente, um viral na plataforma chinesa.

Oruam ft. Neymar?

É talvez no universo do funk o espaço onde o jogador seja mais venerado. Nomes como Oruam e MC Kevin (1998-2021) disseram várias vezes que Neymar era o principal ídolo da vida deles.


O rapper carioca, inclusive, está com uma das músicas mais ouvidas do país neste momento, segundo o Billboard Brasil Hot 100. “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim” ocupa a segunda posição no ranking.

Sendo o jogador um grande apreciador da música brasileira e sendo venerado por diversos artistas, podemos pensar talvez em um feat com algum artista do momento? Ou, sonhando mais baixo, pelo menos uma aparição em um videoclipe?

No fim das contas, o que temos certeza é que a produção fonográfica será fortemente impactada pela volta de Neymar.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.