Você está lendo
Como a 88rising se tornou hub na indústria musical para artistas asiáticos

Como a 88rising se tornou hub na indústria musical para artistas asiáticos

Selo criado por Ollie Zhang e Sean Miyashiro cresceu nos últimos anos

Avatar de Billboard
Jackson Wang

Como estudante da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, Ollie Zhang supervisionou o festival anual de música do campus e dezenas de concertos ao longo do ano. Após a graduação, ele foi cofundador da marca de dance music Space Yacht em 2015. Mas ele aspirava ter um impacto maior e diferente no mundo da música. “Essa ideia de encontrar um lugar na indústria musical para os artistas asiáticos prosperarem sempre pareceu um conceito distante para mim”, diz ele.

“Muitas das pessoas com quem trabalhei e criei na indústria musical eram asiático-americanos. Todos nós tínhamos esse sonho distante de que isso seria algo que um dia deveria ser possível.”

VEJA TAMBÉM
A banda Suicidal Tendencies em um dos últimos shows com o baterista brasileiro Greyson Nekrutman

Então, quando Ollie (agora com 33 anos) conheceu Sean Miyashiro (agora com 42) em 2015, ele disse que foi um “acaso” porque Miyashiro estava desenvolvendo a mesma ideia que Zhang havia imaginado: criar espaço para o florescimento da arte asiática e asiático-americana.

Juntos, Ollie e Sean transformaram sua visão compartilhada na empresa que se tornou a 88rising, o primeiro e único selo para artistas asiáticos na indústria musical.

Leia também: HYBE, empresa do BTS, anuncia novo CEO; veja mudanças

A 88rising foi lançada com uma pequena lista de clientes que Sean gerenciava de forma independente na época, incluindo o coreógrafo e cantor Brian Puspos, os rappers Keith Ape e Dumbfoundead e o bailarino Josh Pan. Ele agora também gerencia duas das principais contratações da empresa, o cantor e compositor NIKI e a indescritível estrela indie alternativa Joji.

E embora a empresa inicialmente se concentrasse no hip hop, Sean imediatamente deixou claro que nunca foi planejado para ser para qualquer um tipo de criativo.

Hoje, a 88rising é uma gravadora, empresa de gestão e marca global. A lista da empresa inclui ainda os rappers Rich Brian e Jackson Wang. Enquanto isso, a marca em ascensão tornou-se um gigante.

Rapper Dumbfoundead
Rapper Dumbfoundead (Reuters)

Em 2018, realizou seu festival inaugural Head in the Clouds em Los Angeles e, desde então, o evento se expandiu para Nova York, Indonésia, Filipinas e China.

Em 2020, 88rising lançou o primeiro canal de rádio da América do Norte 24 horas por dia, 7 dias por semana, dedicado a artistas asiáticos, no SiriusXM.

Em 2021, a empresa fez a curadoria da trilha sonora do blockbuster da Marvel “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”.

No ano seguinte, tornou-se a primeira gravadora a ganhar destaque na programação do Coachella (retornando em 2024); e, no ano passado, fechou um acordo de distribuição global com a Sony Music.

“Sean se preocupa profundamente com a arte antes de qualquer outra coisa, o que é raro neste jogo musical ou na indústria do entretenimento. Eu sabia que podia confiar nele, e ele imediatamente começou a me orientar nas decisões não apenas sobre minha música, mas sobre como me vejo como artista e ser humano”, elogia Jackson Wang, em entrevista para a Billboard.

Mas independentemente do que exatamente o 88rising faz, Sean atesta que o porquê nunca mudou e nunca mudará.

“A missão permanece a mesma até hoje: elevar a cultura asiática em todo o mundo”, diz ele. “Tudo o que fizemos é uma manifestação dessa mesma intenção. Obviamente, os riscos aumentaram, mas o ponto em que estamos agora não é nem mesmo o que poderíamos necessariamente ter sonhado.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.