Você está lendo
Cazuza será homenageado na edição de 2026 do Prêmio da Música Brasileira

Cazuza será homenageado na edição de 2026 do Prêmio da Música Brasileira

Artista foi escolhido por unanimidade em conselho da premiação

Cazuza

O Prêmio da Música Brasileira acaba de anunciar que Cazuza será o homenageado da edição de 2026 do evento. A decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho do Prêmio, realizada neste mes de junho, no Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

Os familiares de Cazuza, que morreu em julho de 1990, já foram informados sobre a novidade. Lucinha Araújo, mãe do cantor, recebeu a notícia com entusiasmo, segundo representantes do prêmio.

A escolha do nome de Cazuza foi aprovada por unanimidade pelos membros do conselho do Prêmio da Música Brasileira. Na reunião estavam Zé Maurício Machline, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Karol Conká, Antônio Carlos Miguel, Giovanna Machline e Zélia Duncan –que estreou no grupo de conselheiros.

+Leia mais: Ney Matogrosso relembra término com Cazuza: ‘Seguimos amigos, nos amando’

“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, destacou Zé Maurício Machline, criador e diretor do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, em um comunicado enviado à imprensa.

Zélia Duncan também falou sobre o processo de escolha do nome de Cazuza para a homenagem. Segundo ela, trata-se de um processo democrático, com uma conversa em que cada um traz sua experiência. “Acho que é um ano importante, seu nome e obra merecem ser cada vez mais valorizados. E o Prêmio vai realizar exatamente isso, que a gente bote o Cazuza no colo”.

O repertório de Cazuza marcou a música brasileira. O cantor é responsável por faixas como “Exagerado”, “O Tempo Não Para”, “Brasil” e tantas outras. Sua história será o fio condutor da homenagem do Prêmio em 2026, quando celebra sua 33º edição.

+Leia mais: Maneskin encanta público no Rio de Janeiro ao cantar ‘Exagerado’, de Cazuza

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.