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Carnaval RJ: Ifá, Alujá… entenda termos dos sambas deste domingo

Carnaval RJ: Ifá, Alujá… entenda termos dos sambas deste domingo

Glossário ajuda a compreender termos usados nos enredos das escolas de samba

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Sapucaí (Riotur)

Muitas escolas de samba têm enredos ligados à cultura e religiosidade afro-brasileira, que possui termos e simbologia própria. Algumas escolas, como a Unidos de Padre Miguel e a Imperatriz Leopoldinense, divulgam glossários sobre os temas que abordarão sobre o desfile, porém, a prática não é unânime.

Para orientar os leitores que irão acompanhar os desfiles da Sapucaí neste domingo (02/03), preparamos um guia com todos os termos de origem afro-brasileira incluídos nos sambas-enredos das quatro escolas do Grupo Especial que desfilam no dia de hoje. Confira!

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G.R.E.S. Unidos de Padre Miguel

Egbé Iyá Nassô

Axé – Assentamentos de orixás depositados nos altares; força que sustenta os terreiros de candomblé

Agô – Pedido de licença

Adê – Coroa

Alafin – Título do Rei do Império de Oyó

Ayrá – Orixá do Candomblé dos raios e do vento, um dos companheiros de Xangô

Ayrá Ponon Opukodê – “Assim Ayrá ficará muito feliz”, uma saudação à Ayrá.

Dankô – Orixá Senhor dos Grandes Bambuzais

Egbé – Comunidade

Iyá – Mãe

Kaô Kabecilê Xangô – “Venham saudar o Rei Xangô!”, uma saudação à Xangô.

Oòrún – Sol

Oríkì’s – Saudações aos Orixás e frases portadoras do Axé

Orun – Céu

Òsùpá – Lua

Oxê – Machado de duas pontas, símbolo de Xangô

[Império de] Oyó – Estado iorubá que existiu no século XIV e que ocupou parte do território onde hoje é a Nigéria.

Oyó-Ilé – Capital do Império de Oyó.

G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense

Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón

Acaçá – Comida feita à base de milho ou arroz

Adê – Coroa

Alafin – Título de nobreza, o “senhor” ou “rei” do palácio

Axé – Assentamentos de orixás depositados nos altares; força que sustenta os terreiros de candomblé

Babá – Sacerdote das religiões afro-brasileiras

Babalaô – Sacerdote dedicado ao culto de Ifá

Ebó – Oferenda, sacrifício 

Ebô –  Prato preparado com milho branco cozido sem tempero

Exu – Entidade considerada o mensageiro entre os humanos e os orixás.

[Orixá] Funfun – Cor branca. Refere-se às entidades que usam essa cor, como Oxalá

Ibá – Cabaça

Ifá – Orixá da adivinhação e do destino

[Senhor de] Ifón – Pai da criação

Itã – Relatos míticos, lendas da cultura Iorubá

Ijexá – Além de batizar um ritmo, é um rito na liturgia do candomblé

Nagô – Povo originário de Nigéria, Benin e Togo. Pode referir também às pessoas de origem africana que foram escravizadas e falavam yorubá.

Odú – Conceito do culto de Ifá, significa destino

Oní sáà wúre, awúre, awúre – Trechos de uma das cantigas mais cantadas no candomblé. Significa “Senhor da Existência, boa sorte e bênçãos”

Orí – Cabeça, lugar que abriga os orixás

Orinxalá – Um dos orixás Funfun

Oxalá – O pai de todos os orixás

Quartinha – Moringa, pote de barro para água potável

Xangô – Orixá da justiça, dos raios e do trovão

G.R.E.S Unidos do Viradouro

Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos

Alujá – Toque de atabaque específico de Xangô

Catiço – Termo utilizado para se referir a uma entidade ou orixá

Catimbó – Outro nome que recebe a Jurema

Exu Trunqueiro – Entidade religiosa de origem afro-indígena, manifestação sagrada de Malunguinho. O termo “trunqueiro” faz referência à abertura de portas das quais Malunguinho possui a chave sagrada.

Jurema [Sagrada] – Religião sincrética que agrega elementos indígenas e africanos

Kaô – Saudação em reverência à Xangô

Malunguinho – João Batista, líder quilombola do Catucá no século XIX. Na Jurema Sagrada, tornou-se uma entidade que se manifesta como Exu Trunqueiro, Caboclo e Mestre.

Malungo – Título pelo qual se tratavam reciprocamente os escravos africanos vindos na mesma embarcação.

Sobô nirê mafá, sobô nirê – Saudação ao Reis Malunguinho

G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira

À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões

Arerê – Pode se referir tanto à festa, comemoração, quanto briga, algazarra.

Bantus – Plural de “muntu”, que significa “pessoa”. Conjunto de povos localizados no centro-sudoeste da África. Foram a maioria dos negros escravizados enviados para o Rio de Janeiro.

Camatuê – Termo usado para definir cultos afro-brasileiros de origem Jêje, Yorubá ou Bantu.

Kaiango – Divindade Do Candomblé de Angola associada ao fogo e aos ventos

Kalunga – Representa grandeza e imensidão. Pode designar a morte, o mar (kalunga grande) e cemitérios (kalunga pequena).

Malungo – Título pelo qual se tratavam reciprocamente os escravos africanos vindos na mesma embarcação.

Matamba – Divindade dos ventos, raios, tempestades e fertilidade da mitologia bantu. É equivalente a Iansã no candomblé.

Pembelê – Saudação do candomblé bantu Angola

Zambi – Chefe de quilombo. Na umbanda, é o nome dado à divindade suprema, o Deus criador.

Zungus – Nas línguas bantus é interpretado como “buraco”, “toca” ou “casa de angu”. Eram habitações coletivas, cortiços, muito importantes para escravizados e libertos do Rio de Janeiro no século XIX.

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