Em mais um dia de muita música e animação, o Camarote Salvador deu lugar a memórias inesquecíveis. Neste domingo (2), Carlinhos Brown e Dilsinho foram as grandes atrações do Palco Praia, enquanto os DJ’s Fatboy Slim e Francis Mercier foram os responsáveis por conduzir a festa no espaço Salvador Club.
Um dos pioneiros do movimento da axé music, Carlinhos Brown fez jus ao seu tamanho na cena e entregou um show vibrante que não deixou ninguém da plateia parado. Ao som de “Água Mineral”, os foliões fizeram uma roda em volta do cantor, que estava em cima da ‘Xupeta Elétrica’ (mini-trio). As músicas “Muito Obrigado Axé” e “A Namorada” também fizeram parte da setlist.
Antes de subir ao palco, Brown comentou a trajetória de 40 anos da axé music e exaltou sua estabilidade. “Em 40 anos de axé, a obra está falando, e se as obras falam, e se nós temos clássicos, é sinal que o movimento ganha vigor, porque a gente vai nas ruas e cantam músicas de 40 anos, que ainda estão extremamente fortes. Isso é muito difícil nos tempos de agora, você ter músicas que perdurem o inconsciente coletivo”, disse.
O ícone do axé reforçou também a importância do papel social do movimento em diversas esferas comunitárias. “O mais importante de tudo é que esse não é apenas um movimento musical carnavalesco, ele trabalha 365 dias no ano. Nós temos as melhores respostas sociais enquanto movimento porque nós somos para a ação, na ação de educação, de habitação, parecemos até políticos. E somos porque somos políticos culturais em exercício, não no discurso apenas”, enfatizou Brown.
Também cantor de axé, Battata foi outro artista a agitar a galera no quarto dia de Camarote Salvador. No início de sua apresentação, ele prometeu tocar os clássicos e se derreteu pelo movimento. “Tem que respeitar 40 anos do nosso axé music, essa é uma bandeira que eu levanto desde que eu nasci, que eu amo demais, e sei que vocês amam também, então vocês vão cantar bem forte comigo”, disse.
Quem encerrou a noite no Palco Praia foi o fenômeno do pagode, Dilsinho. Dono do sucesso “Péssimo Negócio”, o cantor acabou de lançar nas plataformas digitais, em fevereiro, o seu novo EP “Pagode do Diferentão 2 – Vol. 03”.
Fatboy Slim no Salvador Club
O DJ britânico Fatboy Slim, 61, fez do espaço Salvador Club um caldeirão com seu carisma e talento. Ele disse ser apaixonado pela festa de Carnaval do Brasil.
“Eu amo o Carnaval! Acho que vim para Salvador pela primeira vez há cerca de 20 anos e tive a oportunidade de tocar em um trio – aquilo simplesmente me deixou maravilhado. É a festa mais linda que já presenciei na minha vida. O povo brasileiro é incrível, tão acolhedor e amigável! Eles amam a música, adoram dançar, gostam de festejar, e o Carnaval representa todas essas coisas maravilhosas sobre os brasileiros”.
Refletindo sobre seu trabalho como músico, Fatboy disse ainda que, apesar de não sentir mais prazer em gravar no estúdio, tocar como DJ continua sendo uma grande paixão para ele.
“Talvez eu esteja velho demais, talvez já tenha dado tudo de mim, talvez tenha esgotado tudo o que tinha… Não sei. Só sei que não me empolgo mais com a ideia de gravar discos no estúdio. E, se você não tem paixão por algo, não faz bem feito. Por outro lado, sou apaixonado por discotecar, porque posso compartilhar música todas as noites com pessoas diferentes, fazer amigos, viajar… Ainda me sinto muito motivado e amo o que faço. Amo compartilhar música com as pessoas e vê-las dançar, sorrir e se apaixonar”, pontuou o britânico.
Trios do domingo
Por meio do mirante do Camarote Salvador, os foliões também acompanharam os trios que saíram pelo circuito Dodô (Barra-Ondina) neste domingo (2).
Claudia Leitte passou com o Bloco Largadinho tocando “Claudinha Bagunceira”, “Dia da Farra e do Beijo” e “Chame Gente”, e ainda mandou um recado para o cantor Jorge Vercillo, que estava no camarote.
“Jorge Vercillo, eu amo você, você é um dos maiores talentos desse Brasil, sua música não só me inspira como me faz feliz, você me faz feliz”, se declarou Claudia.
Outros trios de destaque foram o Bloco Me Abraça, de Durval Lélys, Crocodilo, de Daniela Mercury, Olodum (Banda Olodum) e o trio Psirico, com o vocalista da banda Márcio Victor mandando o recado do dia. “O Brasil ganhou o Oscar!”, gritou o cantor ao passar na frente do camarote e depois cantar a música “Tudo Nosso Nada Deles”, de Igor Kannário.