fbpx
Você está lendo
BRIT Awards muda regras de premiação após ver Harry Styles vencedor e R&B sufocado

BRIT Awards muda regras de premiação após ver Harry Styles vencedor e R&B sufocado

Harry Styles ganhou prêmio de melhor artista e fez discurso sobre privilégio

Avatar de Yuri da BS
Design sem nome

Os organizadores do BRIT Awards anunciaram que irão ajustar suas regras para a edição de 2024. A decisâo vem após polêmica sobre diversidade.

A estrutura da cerimônia enfrentou críticas no início do ano após nenhuma artista feminina ter sido indicada para o prêmio de Melhor Artista de 2023. Isso aconteceu após a fusão das categorias de Melhor Artista Masculino e Melhor Artista Feminino em 2021.

VEJA TAMBÉM
Assistir MTV AO VIVO vma

O vencedor do prêmio deste ano foi o ícone pop Harry Styles, que também fez uma referência à percepção de falta de equidade na categoria mais ampla, dedicando seu discurso a artistas femininas como Rina Sawayama, Charli XCX e Becky Hill, reconhecendo seu “privilégio”.

Agora, de acordo com um novo relatório da BBC News, foi anunciado que os organizadores do BRIT aumentarão o número de artistas indicados para o prêmio de Melhor Artista. Isso implica na expansão de cinco para 10 indicados para a edição de 2024, na esperança de criar um campo mais equilibrado.

A lista expandida também se aplicará à categoria de Melhor Artista Internacional a partir do próximo ano.

Além de ampliar o número de indicados, os organizadores também confirmaram a introdução de uma nova categoria de prêmio, dedicada exclusivamente ao gênero R&B. Isso ocorre porque os indicados anteriormente eram compilados em uma categoria mais ampla de Melhor Pop/R&B, o que significava que competiam com alguns dos maiores astros pop mainstream, incluindo Sam Smith e Dua Lipa.

A cantora Mahalia, que contestou a categoria combinada de pop/R&B ao usar um casaco com as palavras “Long Live R&B” pintadas nas costas na cerimônia deste ano, também compartilhou sua “felicidade pura e orgulho” pela mudança.

“Para mim, quando a categoria [combinada] foi anunciada há alguns anos, eu fiquei desapontada pela geração mais jovem de crianças do R&B, que pensariam que uma indicação ao Brit era impossível”, disse à BBC News. “Eu também estava meio que sentindo isso. Se estou em uma lista longa com todos esses grandes artistas pop, eu não sei como vou me destacar.”

Para compensar os artistas de R&B que podem ter sido ignorados este ano devido à categoria combinada, os organizadores também afirmaram que, para a edição de 2024, haverá um período de elegibilidade de 24 meses (em vez dos habituais 12), o que significa que aqueles que concorreram aos prêmios de 2023 ainda podem se qualificar.

“Obviamente, ficamos decepcionados porque nenhuma mulher foi indicada para o prêmio de artista do ano em 2023”, disse Dr. Jo Twist, CEO dos organizadores dos prêmios BPI, ao veículo, refletindo sobre as razões por trás da reestruturação. “Então, buscamos pessoas na indústria e grupos de especialistas para entender como podemos melhorar isso para este ano, tornando o Brits inclusivo e reflexivo.”

A próxima edição da cerimônia do BRIT Awards acontecerá na O2 Arena de Londres em 2 de março. A edição de 2024 do troféu foi projetada pela artista visual britânica Rachel Jones, que insinuou que o design será “colorido e caótico”.

Em outras notícias do BRIT Award, no início deste ano, a roupa de Sam Smith no evento do tapete vermelho causou revolta entre os espectadores, e mais de 100 reclamações foram registradas segundo o regulador de radiodifusão Ofcom.

Após a cerimônia, Charli XCX criticou os prêmios pela lista de Artista do Ano composta apenas por homens – “Ouvi muita conversa sobre o fato de não haver mulheres no ciclo de álbuns”, escreveu ela a um fã que perguntou sobre sua falta de indicações. “É por isso que ninguém foi indicado.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.