Bono confirma novo álbum do U2: ‘Estou me sentindo confiante’
Banda é candidata a show na Praia de Copacabana
Bono compartilhou uma atualização sobre novas músicas do U2 e disse que o processo de composição envolveu a superação do passado para fazer “o som do futuro”. A banda é uma das favoritas para ocuparem o palco de Copacabana que abrigou Madonna e Lady Gaga no Rio de Janeiro.
O vocalista compartilhou a atualização sobre o novo material durante uma nova entrevista no Jimmy Kimmel Live , onde ele confirmou que a banda está no estúdio e está ativamente procurando começar um novo capítulo.
Ele apareceu no talk show ontem à noite (27 de maio) em comemoração ao seu próximo longa-metragem solo, Bono: Stories of Surrender . O projeto está previsto para ser transmitido na Apple TV+ a partir desta sexta-feira (30 de maio).
Questionado por Kimmel sobre como estava o progresso das novas músicas – que marcarão a continuação de “Songs Of Experience” , de 2017 –, Bono respondeu: “Estamos no estúdio e, às vezes, é preciso lidar com o passado para chegar ao presente, a fim de criar o som do futuro. É isso que queremos fazer.”
Embora mantendo detalhes vagos sobre o som, o cantor compartilhou a mentalidade que os membros têm quando se unem e como isso moldou as músicas. “É o som de quatro homens que sentem que suas vidas dependem disso. Eu os lembro que sim”, disse ele. “Ninguém precisa de um novo álbum do U2, a menos que seja extraordinário. Estou me sentindo muito confiante em relação a isso.”
Bono então explicou que o álbum tem “músicas para a cozinha, músicas para a pista de corrida, músicas para a garagem [e] músicas para cada parte da sua vida”, acrescentando: “[Há] músicas para compensar, músicas para terminar, e o U2 faz um som único quando tocamos juntos. O som de uma sala é o que buscamos.”
Ele também reiterou suas declarações anteriores, confirmando que o baterista Larry Mullen Jr. — que teve que ficar de fora da histórica residência da banda no Las Vegas Sphere devido a uma cirurgia — voltou ao estúdio com eles .
“Larry se recuperou da lesão”, ele compartilhou. “Ele é realmente inovador.”
Os comentários de Bono sobre seguir em frente também ecoam o que ele disse no Festival de Cinema de Cannes no início deste mês . “A nostalgia não deve ser tolerada por muito tempo, mas às vezes você precisa lidar com o passado para chegar ao futuro e ao presente. Voltar ao presente é o nosso desejo. Voltar a este momento em que estamos”, disse ele à Rolling Stone . “Parece o futuro para mim… Tivemos que passar por algumas coisas, e estamos no outro lado disso.”
Indícios de um novo álbum circulam há anos e, em 2023, Bono disse a Zane Lowe que todos os membros estavam ocupados compondo novas músicas. Ele compartilhou que o guitarrista The Edge tinha cerca de “100 músicas na manga. Eu tenho cerca de 20… mas [o baixista] Adam [Clayton] tem algo a contribuir”.
Em novembro passado, The Edge também compartilhou mais detalhes sobre o som do próximo lançamento e disse à Rolling Stone que o projeto não será “apenas rock” . Em janeiro, ele disse que novas músicas do U2 começariam a chegar “muito em breve”.
Além de planejar mais músicas do U2, em novembro passado, The Edge também compartilhou que ele e Bono estão atualmente trabalhando com Brian Eno em “algum tipo maluco de música folk irlandesa de ficção científica”.
Sobre se esse material fará parte do próximo álbum do U2, Edge disse: “Ainda não temos certeza, veremos”, antes de expandir: “Parte do nosso processo é nos distanciar muito, sair dos trilhos, e esse processo de trazer as coisas de volta aos trilhos é como você consegue uma música com um som único.”