Adriana Calcanhotto: ‘Sempre me senti remando contra a maré’
Cantora prepara shows exclusivos no Blue Note com voz e violão
Adriana Calcanhotto fará shows exclusivos no Blue Note em São Paulo e no Rio de Janeiro neste mês de agosto. A cantora e compositora de 58 anos se apresentará no formato voz e violão todas as terças (SP) e quintas (RJ).
“Foi um convite simpático porque eu não tocava violão há algum tempo, então fiquei animada”, destaca a artista. “Me veio na cabeça o azul e canções sobre o mar. O clima na hora se estabeleceu na minha mente”, diz ela, sobre o projeto intitulado “Ultramar”.
Para as apresentações, Calcanhotto pausou a turnê do recente disco “Errante”, de 2023. Os shows marcaram sua volta aos palcos após a pandemia com 11 músicas inéditas. Agora, a artista se prepara para a residência no Blue Note.
Ela conta que vive uma relação de altos e baixos com o instrumento e o novo projeto “provoca a volta” de sua intimidade com a música e a composição.
“Sempre tive essa relação com o violão na minha vida. Ele fica no canto às vezes, é uma coisa que vai e vem. Como estou numa turnê com o disco ‘Errante’ e tenho uma superbanda, talvez eu não fizesse um show de voz e violão, mas fiquei feliz com o convite.”
Calcanhotto fará duas pontes aéreas toda semana entre o Rio de Janeiro e São Paulo. “Preciso cuidar da voz e da minha alimentação. Ter disciplina. Mas estou acostumada e gosto de desafios,” explica.
A artista tem uma série de discos lançados em uma carreira de 33 anos. E revela que ainda tem inspiração para novas composições. “Sempre tem assunto, são situações do ser humano. Coisas que acontecem na vida, não só na minha. Coisas que se fossem na ficção as pessoas considerariam exagero (risos). Essas coisas me dão vontade de compor.”
No repertório, a artista traz faixas de seu último álbum, como “Horário de Verão”, “Pra lhe dizer” e a inédita “Todo o Sentido” (faixa-bônus da edição japonesa de “Errante”). “A Flor Encarnada”, música gravada por Maria Bethânia em seu último álbum de estúdio, “Noturno” (2021), também integra o setlist, assim como canções da trilogia marítima e os grandes sucessos da carreira da compositora e intérprete gaúcha.
“Desde o começo da minha carreira senti que estava remando contra a maré. Quando comecei, a moda era o rock ‘n’ roll e só se ouvia rock brasileiro. Eu ficava com meu violão de nylon. E continuo remando contra a maré, acho isso bom.”
Serviço
Adriana Calcanhoto no Blue Note Brasil:
Blue Note São Paulo
Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto
Horário: 20h e 22h30
Ingressos aqui
Blue Note Rio de Janeiro
Datas: 8, 15, 22 e 29 de agosto
Horário: 20h e 22h30
Ingressos aqui