Você está lendo
The Clash e os punks de Hamburgo: briga generalizada marcou show da banda

The Clash e os punks de Hamburgo: briga generalizada marcou show da banda

Confronto foi lembrado por Joe Strummer em entrevista nos anos 1980

Joe Strummer, do The Clash, em 1984

O cancelamento de última hora de um show do The Clash em Belfast, na Irlanda do Norte, causou uma briga generalizada entre os punks e a polícia da época, conhecida como Royal Ulster Constabulary. No entanto, esse confronto não se comparava à violência que a banda enfrentaria dois anos e meio depois, durante uma apresentação em Hamburgo, na Alemanha Ocidental.

VEJA TAMBÉM

“Na primeira vez que fomos lá, tinha um cara desamarrando meus Doc Martens a noite toda enquanto tocávamos”, lembrou Joe Strummer, o vocalista e guitarrista do The Clash, em uma entrevista de 1988 para a revista “Musician”.

“Mais ou menos na quinta vez que isso aconteceu, eu disse: ‘Na próxima vez que você tocar, eu vou te dar uma lição, porque estou tentando cantar’. Ele me tocou de novo, então eu dei um chute na cabeça dele. Depois do show, eu estava no banheiro e ele estava lavando sangue do rosto.”

Quando o The Clash retornou à cidade em 5 de maio de 1980, para tocar em um show esgotado, os punks do lado de fora já estavam brigando com a polícia local.

O livro “Return Of The Last Gang In Town”, de Marcus Gray, explica que a comunidade anarco punk de Hamburgo estava em constante conflito com as autoridades. Na ocasião, alguns punks tentaram invadir o show para “repreender a banda por ‘trair’ os princípios punk”.

“Eles disseram: ‘Certo, vamos aparecer e dar uma boa surra neles’. Deixamos eles entrarem no show e então era ter uma batalha ou tentar tocar o setlist. No final, tivemos que descer e brigar com eles.”

“Eu estava tocando e vi esse cara, meio que usando o cara à sua frente como saco de pancadas, tentando se mostrar durão,” Strummer explicou mais tarde à “NME”.

“Então eu dei um golpe na cabeça dele com uma Telecaster [guitarra], simplesmente perdi a paciência. E o sangue escorria na frente do rosto dele. Não era um corte grande, mas parecia um verdadeiro show de terror.”

Strummer acrescentou que “era como ser um lutador profissional”. “A banda e a equipe desceram para o piso da pista de dança com os punks e começaram a brigar em massa. Enquanto isso, os cidadãos inocentes de Hamburgo estavam ao redor, em pequenos degraus elevados, ainda assistindo. Enquanto a briga acontecia, eu pensava: ‘Isso é ridículo!'”.

“Comecei a pensar que tinha ultrapassado os limites,” Strummer admitiu à “NME”. “Fiquei muito assustado com o fato de a violência ter realmente me dominado. Desde então, decidi que a única maneira de combater a agressividade na plateia é tocar uma música realmente chata.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.