Você está lendo
Decisão de Trump impacta o Tiny Desk? Veja o que sabemos

Decisão de Trump impacta o Tiny Desk? Veja o que sabemos

Produtor fala sobre o futuro do programa após boatos

Milton Nascimento

Um dos produtores de longa data da série de shows Tiny Desk, da rádio NPR, usou seu perfil no Instagram no último fim de semana para tranquilizar os fãs: o programa não vai acabar, mesmo com o fechamento da Corporação de Mídia Pública (CPB).

VEJA TAMBÉM
Rodolfo Medina no Cabos e Cases (Reproduçãp YouTube)

Na publicação, o apresentador e produtor do Tiny Desk, Bobby Carter, respondeu aos rumores que circularam na semana passada de que o programa poderia estar ameaçado. Isso aconteceu depois que o governo de Donald Trump anunciou, em maio, o corte total de recursos federais para a NPR e PBS, encerrando o orçamento da CPB, o órgão responsável por esse repasse.

“Recebi muitas mensagens de amigos, familiares e pessoas do público preocupadas com o fim da NPR ou do Tiny Desk. Mas isso não vai acontecer. Infelizmente, a CPB está sim sendo encerrada. Por isso, incentivo todos a apoiarem a mídia pública e fazerem doações. Agradeço muito todas as ligações, mensagens e recados. Foi tudo muito emocionante e me tocou bastante.”

Enquanto fãs da NPR se preocupam com o futuro da emissora após os cortes, o Tiny Desk tem, na verdade, ampliado seu alcance. Recentemente, foi lançado o Tiny Desk Radio, um novo programa semanal apresentado por Carter e Anamarie Sayre. A situação não é a mesma para a CPB, uma organização privada e sem fins lucrativos criada pelo Congresso em 1967 para administrar os investimentos do governo federal em mídia pública. Ela era a maior fonte de financiamento para rádios, TVs públicas e seus serviços online. Mais de 70% dos recursos da CPB eram destinados a cerca de 1.500 estações locais, sendo que mais da metade delas estão em regiões rurais onde são a única fonte de informação e notícias.

+Leia mais: Como Milton Nascimento: outros brasileiros no Tiny Desk

A CPB deve ser encerrada oficialmente em setembro, embora a NPR tenha entrado com uma ação judicial contestando tanto a ordem executiva original de Trump quanto a decisão do Congresso de retirar os fundos da organização. Quando isso acontecer, várias emissoras públicas locais poderão enfrentar sérias dificuldades financeiras, ou até mesmo fechar as portas.

Sobre o Tiny Desk

O Tiny Desk foi criado em 2008 por Bob Boilen, ex-apresentador do programa All Things Considered e grande fã de música, como uma vitrine para artistas que ele e sua equipe estavam animados em apresentar ao público.

Desde então, mais de 1.200 artistas já se apresentaram no projeto, que se tornou um marco cultural, com performances inesquecíveis de nomes como Clipse, T-Pain, Dua Lipa, Anderson .Paak e The Free Nationals, Mac Miller, Sting e Shaggy, Adele, Tank and the Bangas, Mitski e Fred again, entre muitos outros. Entre os brasileiros que já participaram do programa estão Milton Nascimento, acompanhado de Esperanza Spalding, e Liniker. 

Até o momento da publicação, a Billboard ainda não havia recebido resposta do Tiny Desk sobre o futuro do programa ou o post de Carter.

Essa matéria foi traduzida da Billboard. Leia a original aqui.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.