Novas aventuras de João Grillo e Chicó vão de piseiro a Maria Bethânia
Trilha sonora de 'Auto da Compadecida' chega hoje às plataformas de streaming
Lançado em 2000, “O Auto da Compadecida” foi um dos maiores sucessos da história recente do cinema brasileiro. Mais de dois milhões de pessoas se deliciaram com as aventuras de João Grilo e Chicó, interpretados pelos ótimos Matheus Nachtergaele e Selton Mello. Hoje, dia 25 de dezembro, chega aos cinemas de todo o Brasil “O Auto da Compadecida 2”, que traz os mesmos personagens 25 anos depois da ação do primeiro filme.
A trilha, que chega às plataformas de streaming no mesmo dia do lançamento do filme, tem uma escalação muito mais estrelada do que a produção anterior –que trazia o grupo SaGrama, Sérgio Campelo, Dimas Sedícias e Bozó. Foram pinçados ícones da MPB, astros do forró e da nova geração para dar brilho à trama.
A maior atração é João Gomes em “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt. Ele adaptou a toada mineira para a linguagem do forró. A cantora Juliana Linhares, outro destaque da nova música nordestina, brilha em duas canções – “Baião de Dez Milhões” e “Presepada no Forró”. Outro destaque é “Deus que me Segure, Agora que vou me Apaixonar”, de Fatel e Ana Barroso, um forró delicioso.
O grande momento, contudo, fica por conta de Maria Bethânia. “Fiandeira”, composição de Juliano de Holanda, ganha um tom solene e os arranjos detonam a influência da música árabe naquela região do Nordeste. Já Chico César faz uma versão infeliz de “Como Vai Você”, canção de Antônio e Mário Marcos, que ganhou uma versão apressada, onde a todo momento parece se desencontrar do arranjo orquestral. Mas entre mortos e feridos, “Auto da Compadecida 2” (Biscoito Fino) traz ganhos consideráveis à trama de João Grilo e Chicó.