Wiz Khalifa é indiciado por porte de drogas na Romênia após fumar no palco
Ele foi preso após a apresentação e liberado logo depois
As autoridades romenas concluíram uma investigação criminal sobre Wiz Khalifa após acusar o rapper de porte ilegal de drogas em julho.
A investigação resultou em uma acusação contra o rapper de 37 anos, que acendeu um baseado enquanto se apresentava no palco do festival de música Beach, Please! em Costinesti.
Ele foi preso após a apresentação e liberado logo depois. A Diretoria de Investigação de Crime Organizado e Terrorismo publicou um comunicado à imprensa detalhando a acusação.
Wiz estava em posse de 18,53 gramas de maconha, além de “um cigarro que continha cannabis”.
No dia seguinte à sua prisão em 13 de julho, ele comentou sobre o incidente com uma publicação no X (antigo Twitter).
“O show da noite passada foi incrível. Eu não quis desrespeitar o país da Romênia ao acender um cigarro no palco”, ele postou. “Eles foram muito respeitosos e me deixaram ir. Voltarei em breve. Mas sem um baseado grande da próxima vez.”
A Romênia tem leis rígidas sobre o uso de maconha, que continua ilegal tanto para uso recreativo quanto medicinal.
Há pouco mais de uma década, ela foi classificada como um medicamento de alto risco.
Médicos romenos não podem prescrever cannabis para pacientes, mas aqueles que recebem sua prescrição de outro lugar na União Europeia podem entrar no país com a documentação adequada.
Segundo a lei romena, a posse ilegal de drogas para uso pessoal é punível com uma pena entre três meses e dois anos de prisão ou uma multa para drogas classificadas como de risco.
Drogas classificadas como de alto risco, como a erva, acarretam uma pena potencial de prisão de seis meses a três anos, segundo a Agência de Drogas da União Europeia.
A lei não diferencia as penalidades com base na quantidade.