Veja todos os enredos do Carnaval 2025 no Rio
Desfiles do Grupo Especial acontecem, pela primeira vez, em três dias na Sapucaí


O Grupo Especial do Carnaval do Rio é formado por 12 escolas. Elas desfilam em três dias na Sapucaí: domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4).
As campeãs entram na avenida no sábado seguinte, dia 8 de março.
Unidos de Padre Miguel
A escola apresenta o enredo “Egbé Iya Nassô”, que conta a história Iyá Nassô e o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho.
Imperatriz Leopoldinense
Atual vice-campeã do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense terá como enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”. A escola aborda a mitologia dos orixás após quase 50 anos – contando sobre o desejo de Oxalá em visitar o reino de Xangô.
Unidos do Viradouro
Em busca do quarto título, a agremiação levará “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundo”. O enredo volta ao passado, na primeira metade do século 19. Em Pernambuco, o quilombo do Catucá era foco de resistência e seu último líder, João Batista, o Malunguinho, foi duramente perseguido por seus atos libertários.
Mangueira
Falando sobre a presença negra na região central do Rio, a escola apresenta o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”.
Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca entra na Sapucaí com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, que conta a história do orixá filho de Oxum e Oxóssi representado pelas mesmas cores que a escola (amarelo e azul).
Beija-Flor
A agremiação homenageará Laíla, diretor de Carnaval também conhecido como Luiz Fernando Ribeiro do Carmo. “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os Sambas” falará sobre axé e a vida do carnavalesco. Ele morreu em 2021.

Acadêmicos de Salgueiro
E escola busca o 10º título no Carnaval do Rio. O enredo “Salgueiro de Corpo Fechado” aborda a relação humana com a proteção espiritual.
Unidos da Vila Isabel
“Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” é o enredo que a Vila Isabel irá levar para a Sapucaí. A escola vai explorar as histórias de assombração que fazem parte do imaginário popular.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A escola traz o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar” para o desfile e questiona os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade.
Paraíso do Tuiuti
A agremiação vai homenagear Xica Manicongo, a primeira mulher trans documentada no Brasil. “Quem tem medo de Xica Manicongo” vai falar sobre a história da mulher trazida do Congo e escravizada em Salvador.
Grande Rio
“Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós” é o enredo da Grande Rio. A agremiação vai se aprofundar na história do carimbó, dança, música e ritmo típico do Pará, no Brasil, que combina influências indígenas, africanas e europeias.
Portela
A escola vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento na Sapucaí. “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”.
