Você está lendo
Veja todos os enredos do Carnaval 2025 no Rio

Veja todos os enredos do Carnaval 2025 no Rio

Desfiles do Grupo Especial acontecem, pela primeira vez, em três dias na Sapucaí

Avatar de Billboard Brasil
Carnaval de 2024 na Sapucaí

O Grupo Especial do Carnaval do Rio é formado por 12 escolas. Elas desfilam em três dias na Sapucaí: domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4).

As campeãs entram na avenida no sábado seguinte, dia 8 de março.

VEJA TAMBÉM
Fran Gil e a filha Sol de Maria; Flora Gil e Preta Gil

Unidos de Padre Miguel

A escola apresenta o enredo “Egbé Iya Nassô”, que conta a história Iyá Nassô e o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho.

Imperatriz Leopoldinense

Atual vice-campeã do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense terá como enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”. A escola aborda a mitologia dos orixás após quase 50 anos – contando sobre o desejo de Oxalá em visitar o reino de Xangô.

Unidos do Viradouro

Em busca do quarto título, a agremiação levará “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundo”. O enredo volta ao passado, na primeira metade do século 19. Em Pernambuco, o quilombo do Catucá era foco de resistência e seu último líder, João Batista, o Malunguinho, foi duramente perseguido por seus atos libertários.

Mangueira

Falando sobre a presença negra na região central do Rio, a escola apresenta o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”.

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca entra na Sapucaí com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, que conta a história do orixá filho de Oxum e Oxóssi representado pelas mesmas cores que a escola (amarelo e azul).

Beija-Flor

A agremiação homenageará Laíla, diretor de Carnaval também conhecido como Luiz Fernando Ribeiro do Carmo. “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os Sambas” falará sobre axé e a vida do carnavalesco. Ele morreu em 2021.

Escolas de samba do Rio ensaiam na Sapucaí
Escolas de samba do Rio ensaiam na Sapucaí (Daniel Pinheiro/Brazil News)

Acadêmicos de Salgueiro

E escola busca o 10º título no Carnaval do Rio. O enredo “Salgueiro de Corpo Fechado” aborda a relação humana com a proteção espiritual.

Unidos da Vila Isabel

“Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” é o enredo que a Vila Isabel irá levar para a Sapucaí. A escola vai explorar as histórias de assombração que fazem parte do imaginário popular.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A escola traz o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar” para o desfile e questiona os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade.

Paraíso do Tuiuti

A agremiação vai homenagear Xica Manicongo, a primeira mulher trans documentada no Brasil. “Quem tem medo de Xica Manicongo” vai falar sobre a história da mulher trazida do Congo e escravizada em Salvador.

Grande Rio

“Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós” é o enredo da Grande Rio. A agremiação vai se aprofundar na história do carimbó, dança, música e ritmo típico do Pará, no Brasil, que combina influências indígenas, africanas e europeias.

Portela

A escola vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento na Sapucaí. “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”.

Carnaval de 2024 na Sapucaí
Carnaval de 2024 na Sapucaí (Anadolu via Reuters Connect)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.