fbpx
Você está lendo
Um paraíso em forma de estúdio de gravação

Um paraíso em forma de estúdio de gravação

Elephant Office une o melhor do aparato tecnológico com dose extra de conforto

Avatar de Sérgio Martins
7Z2A0713 scaled

Os avanços tecnológicos têm operado autênticos milagres na indústria musical. Hoje em dia, com aparatos técnicos básicos, um artista iniciante pode gravar um disco no quarto de sua casa ou até transformar a sala de sua residência numa sessão de garimpagem de novos artistas. Esse método franciscano rendeu, por exemplo, “When do We Fall Asleep, Where do We go?”, da cantora americana Billie Eilish, e projetos de lo-fi (gravações de baixo custo que produzem um estilo de canção para relaxamento e meditação) do guitarrista Pe Lu, do Restart.

Mas certas obras demandam mais do que um apanhado de músicas de baixo custo, por melhores que estas sejam. Hoje existem estúdios que, mais do que uma reunião de apetrechos musicais de último tipo, vendem uma experiência única. O registro, então, faz parte de um pacote que une tecnologia de ponta e uma paisagem bucólica, que dão ao artista a sensação de burilar composições no paraíso.

VEJA TAMBÉM
Gusttavo Lima jpg

O Elephant Office integra o catálogo desses locais especiais. Localizado em Governador Celso Ramos, cidade a 46 km de distância de Florianópolis, em Santa Catarina, ele foi construído com a missão de se tornar uma referência internacional do mundo da gravação. “Eu estudei estúdios como o Abbey Road, em Londres, e o Ocean Way, de Nashville, e combinei com as minhas próprias experiências”, diz Junior Rios, criador e proprietário do Elephant Office. Entende-se por “experiência” um currículo que inclui desde trabalhos como músico até passagem pelo mercado publicitário e gastronômico. Em 2009, foi vencedor do “Garagem do Faustão”, gincana musical criada no programa do apresentador paulista. No ano seguinte, Rios concorreu ao Prêmio Multishow na categoria Experimente. Mas é no estúdio que encontrou sua realização total. “Depois de ter vivido o meu sonho como artista, a vida me colocou pra de trás do balcão, pra então, realizar o sonho de outros sonhadores.”

28102021 0I9A8563
Vitor Kley durante os ensaios de sua banda para o Rock in Rio 2022 (Bruna Silveira/Divulgação)

O Elephant Office é uma casa dos sonhos. São mais de 1 000 metros quadrados, divididos em três estúdios, sala de jogos, churrasqueira, piscina e cafeteria. O menu atende desde carnívoros convictos a veganos arraigados e os quartos –sim, há possibilidade de se hospedar ali– são temáticos. Eles são inspirados em Madonna, Elvis Presley, Michael Jackson, Bob Marley… “Gostei muito do quarto Elvis. O banheiro é tipo vermelho, com dourado, com branco, umas coisas bem chique assim, bem à la Elvis mesmo. Mas lógico que amo o do Bob também, do AC/DC, do Michael Jackson que tem a jaqueta… Gostei de todos!”, disse o cantor e compositor Vitor Kley, que usou o Elephant como ensaios.

A comodidade de se gravar e ensaiar sem se preocupar com o relógio ou as atribuições do dia-a-dia transforma o estúdio de Santa Catarina num local único. Porque ele permite uma interação maior entre os instrumentistas. Di Ferrero, um dos ídolos do pop nacional dos anos 2000, escolheu o Elephant para ensaiar sua performance no Rock in Rio 2022. “A diferença principal é ensaiar e se reunir depois do ensaio, curtir, jantar e conversar sobre o show e as músicas de uma forma menos burocrática. Estão todos juntos em um outro momento fora do estúdio. Isso naturalmente traz novas ideias”, comenta.

O bom ambiente, claro, vem acompanhado por apetrechos de última geração –microfones, equipamentos analógicos e digitais etc. É pau a pau com os principais estúdios internacionais. “A Elephant proporciona essa imersão com uma estrutura que eu nunca vi igual em nenhum lugar no mundo, ao menos que eu passei, nunca vi nada igual. Tem a zona ali, dos instrumentos acústicos, que a gente fica tomando um café e às vezes dá para pegar o violão e o cajon porque pintou uma ideia diferente… É um negócio muito diferente do que eu vejo em outros locais. Eu acho incrível, né?! E eu fiquei sabendo que estão para ampliar a Elephant, então, meu, eu imagino o que vai ser!”, ressalta Vitor.

O fato de ser dotado de uma tecnologia de ponta credencia o estúdio para projetos de nível internacional. O Angra, referência brasileira no mercado de heavy metal, escolheu o Elephant para gravar seu mais recente trabalho, “Cycles of Pain”. O resultado é uma sonoridade que não fica a dever aos principais lançamentos de power metal –vertente do rock pesado que une pauleira e música erudita. O astro italiano Aka7even também se rendeu ao paraíso catarinense.

Para o futuro, o Elephant Office pretende expandir o seu espaço. Há planos de uma nova sala de gravação. Além disso, Junior enriquece seu espaço com palestras sobre técnicas de gravação e song camps, aquela reunião de compositores que trabalham em prováveis hits do universo musical.

“Como a nossa estrutura fica em uma área mais rural, a própria paisagem não tem aquele peso urbano, é meio fazenda, mas é próximo da capital ainda, então a pessoa já fica mais isolada, com a privacidade total. Privacidade, estrutura e prestação de serviços é o que nós oferecemos”, conclui Rios.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.