Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

OFERECIDO POR

TikTok aposta na interação com o público, grande estrela do Rock in Rio

Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok

Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok

Achar que o TikTok é só para os jovens está fora de moda. É a plataforma dos livros, da música, das grandes descobertas, das histórias curiosas e de muito mais. É a plataforma de todo mundo, em todos os momentos. Com isso em mente, o TikTok decidiu se aproximar ainda mais de seu público e homenageá-lo durante o Rock in Rio, realizado em setembro.

A ação “Ídolos da Pista” levou fotógrafos profissionais ao festival para registrar momentos especiais de quem fosse ao estande da marca, ou tivesse se inscrito previamente. A plataforma viu a importância de se relacionar com seu público fora do meio digital, e o Rock in Rio foi um passo para estreitar ainda mais essa conexão.

O estande no festival foi disputado, assim como os brindes distribuídos por lá –destaque para o logo em formato de pelúcia, que fez sucesso pela Cidade do Rock.

“Para marcas digitais, às vezes falta um momento de interação direta. Quando o TikTok faz esse tipo de ativação, o objetivo é tornar a marca mais tangível, concreta e próxima. Isso permite que as pessoas vivenciem a marca de maneira mais íntima, vendo que ela existe e faz parte da vida de muita gente. O TikTok impacta a cultura, então queremos estar presentes onde essa cultura está sendo celebrada”, diz Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok.

Na ação, o público que estava curtindo o festival virou celebridade, os fotógrafos se transformaram em paparazzi, e momentos comuns se tornaram inesquecíveis. As imagens especiais foram, depois, exibidas num telão de LED no estande da marca. A reação de quem se via ali, como uma verdadeira estrela, foi unânime: muitas fotos, vídeos e gritinhos de comemoração. Alguns dos ídolos da pista, inclusive, ganharam o direito a curtir shows na área VIP do estande.

Carol define a ação como uma retribuição que reforça o que é a marca: “Mostra que a gente é democrático, uma marca onde todo mundo tem a sua voz”.

E os paparazzi do TikTok não fizeram distinção nenhuma: o Brasil se viu representado naquele telão. Esses rostos também saíram da Cidade do Rock e foram parar em pontos de ônibus, shoppings, no aeroporto e totens do Rio de Janeiro. A marca criou novos ídolos, para além daqueles que já circulavam e se apresentavam no Rock in Rio.

“A gente sempre tenta trazer alguma coisa nova, e a campanha foi a consolidação desse conceito de vida real, de homenagem ao cotidiano”, afirma a diretora.

TikTok e a música

Carol lembra de como a ação teve início, respondendo a uma pergunta importante do público. “Começamos a campanha com a questão ‘TikTok é para mim?’, porque é isso que as pessoas se perguntam. Queríamos fazer essa conexão com quem ainda não está na plataforma. E, quando começa a usar, descobre a diversidade de conteúdo e vê quantas coisas aprende. É literatura, moda, maquiagem, academia. São tantas comunidades ali dentro!”

Para quem ainda não chegou até a plataforma, ela é embalada por música. E, nessa esteira, vão canções lançadas na última semana, clássicos dos anos 2000 ou algum rock do século 20. Não tem muito segredo nem explicação: para uma música cair nas graças do TikTok e virar hit depende apenas do público.

Isso, claro, leva artistas e compositores a sonharem com uma tendência própria. Músicas hoje já são pensadas para conquistar o público primeiro ali. Dessa forma, o TikTok se estabelece como um influenciador da vida real na cultura brasileira.

“A música é um elemento que faz parte da composição das histórias que os criadores de conteúdo contam. Então, a plataforma acaba sendo também um espaço para as pessoas descobrirem canções e artistas, sejam novos ou antigos. A forma de consumir música ali é um elemento novo na indústria”, analisa Carol. “A música está no DNA do TikTok.”