Você está lendo
Como Tardezinha foi de ‘evento intimista’ a destaque no Grammy Latino

OFERECIDO POR

Como Tardezinha foi de ‘evento intimista’ a destaque no Grammy Latino

Tardezinha completa 10 anos em 2025

O projeto “Tardezinha“, idealizado e comandado por Thiaguinho, se estabeleceu como a maior turnê da música brasileira de 2023 e completa uma década de história em 2025.

VEJA TAMBÉM
As cantoras Ivete Sangalo e Xuxa

O evento, que este ano conta com o patrocínio do Bradesco, começou como uma roda de samba entre amigos em 2016, encerrou o ciclo de 2023 com números expressivos: foram 30 shows, em 25 cidades, com um público total de 750 mil pessoas. Além de uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.

A ‘Tardezinha’ no Grammy Latino e mais

A “Tardezinha” teve seu impacto reconhecido pela Academia Latina da Gravação em 2024. Thiaguinho foi indicado ao Grammy Latino 2024, na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, com o álbum ao vivo “Tardezinha Pela Vida Inteira (Ao Vivo)”.

Thiaguinho celebrou o reconhecimento na categoria durante um de seus shows, afirmando que a nomeação era a “realização de um sonho” e que o álbum celebra tudo o que viveu.

O sucesso da Tardezinha ultrapassou o formato de show e gerou uma série de álbuns ao vivo e materiais audiovisuais.

  • Álbuns: O projeto gerou álbuns como “Tardezinha” (2017) e “Tardezinha no Maraca” (2020). Em 2025, foi lançado o álbum “Tardezinha 10 Anos”. O álbum mais recente indicado ao Grammy Latino foi o “Tardezinha Pela Vida Inteira (Ao Vivo)”.
  • Documentário: O projeto também virou uma série documental no YouTube intitulada “Tardezinha Pela Vida Inteira – O Documentário”. A narrativa desvenda os bastidores e conta histórias de fãs, artistas e profissionais envolvidos, mostrando a trajetória de mais de 162 edições da turnê.

O sucesso da turnê tem sido apontado como um marco que coloca o pagode no centro do entretenimento brasileiro, atraindo grandes multidões e reforçando a identidade de ser “pagodeiro”.

A “cozinha” da Tardezinha

Liderada por Thiaguinho, a Tardezinha tem como um dos seus principais trunfos uma banda que, durante cinco ou seis horas, toca uma sequência de sambas que vão dos anos 1980 até os tempos atuais. E, dirigindo a “Banda do Poder”, está Wilson Rodrigues, o Prateado.

Talvez você não conheça Prateado. E tudo bem. Isso diz muito sobre ele. Considerado um dos maiores produtores e compositores do pagode, recentemente, ele foi chamado por Mumuzinho de “Quincy Jones” do gênero, fazendo uma referência ao produtor que trabalhou com nomes como Frank Sinatra, Ray Charles, Aretha Franklin e foi responsável por todo o trabalho musical de Michael Jackson.

Em sua trajetória, Prateado teve grande destaque como produtor e compositor do grupo paulista Sensação, fazendo uma dupla de caneta com Carica no nível de Romário e Bebeto na Copa do Mundo de 1994.

Ele também revolucionou a maneira de fazer pagode no Brasil. No primeiro grande boom do gênero, no início dos anos 1980, os produtores tinham como principal função organizar os músicos para uma execução de excelência, com foco nos arranjos das gravações de estúdio.

Uma breve história do samba/pagode no Grammy Latino

Desde sua primeira edição, a premiação tem uma categoria que, por motivos óbvios, é dominada pelos brasileiros: a categoria de melhor álbum de samba/pagode.

Para concorrer a um Grammy Latino de melhor álbum de samba/pagode, é necessário: pelo menos 51% do tempo total gravado com material novo; ter um mínimo de 5 faixas/15 minutos e 60% das músicas devem conter pelo menos 60% das letras em português.

Desde sua criação, tanto os trabalhos quanto os artistas concorrentes sempre mostraram como dois dos ritmos mais populares do país conseguem trabalhar entre o clássico e o moderno, entre a roupagem “chique” dos álbuns de estúdio e a maravilha dos álbuns ao vivo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.