Música que rendeu Grammy a Jota.pê quase foi feita de outra forma; entenda
Ele foi um dos grandes destaques do Grammy Latino em 2024
Jota.pê foi um dos grandes destaques da música brasileira durante o Grammy Latino 2024, com o disco “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, que lhe rendeu três estatuetas. No entanto, uma das faixas que se destacou no trabalho quase teve um destino diferente.
Ele contou que, durante sua participação no programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, no momento em que estava compondo “Ouro Marrom”, faixa vencedora da categoria melhor canção em língua portuguesa, Jota.pê estava mexido com uma situação de racismo vivido por outra pessoa. “Não foi diretamente comigo, mas me deixou com muita raiva”, confessa.
De um caminho de raiva para sonhos de esperança
Jota explica que a composição tinha tomando um outro rumo, já que este era o sentimento que estava lhe controlando: “A canção estava indo para um caminho completamente diferente, raiva é uma coisa que nos consome. Então parei um pouco de compor e fui tomar água”.
A pausa foi crucial. Jota.pê viu uma mensagem de uma amiga negra, em que ela enaltece a maternidade. Aquele sentimento de raiva deu lugar para outro: “Apaguei 90% da música e lembrei do óbvio: ser negro não é sobre dores, mazelas e racismo, mas sobre milhares de outras coisas. A partir daí conduzi a música de outra forma”.
Não é a primeira vez que o artista fala sobre como a música permitiu entender melhor a sua negritude. No programa “Mistura Cultural”, da TV Cultura, ele diz que conseguiu expressar com suas próprias palavras como lida com o racismo e como geração após geração há esperança de menos rancor e mais amor.
Ouça Ouro Marrom, música que rendeu um Grammy ao Jota.pê
“Ouro Marro – Jota.pê”
Que afoga
Faz lembrar tudo que sou
Sou mais
Sou mais
E sonho
Pra vibrar feito tambor
Guiar meu peito
Se apague
Nossas filhas verão mais amor que nós
E ouça essa voz
Que as minhas mãos
Só toquem ouro
Oração dos meus pais
E bem mais atrás
Nosso tesouro
Suba o tom se for preciso
Muito além dessa dor
Bem mais amor
Eu sei pelo que brigo