São 2h da manhã quando entro na chamada em vídeo para entrevistar o astro TAEMIN para sua primeira capa digital na Billboard Brasil. Estava acordada há um tempo, revisando as perguntas e tópicos que seriam abordados, enquanto sentia um frio na barriga por conversar com aquele considerado o ídolo dos ídolos de K-pop. Mas por quê?
O cantor sul-coreano estreou na indústria musical sul-coreana aos 14 anos com o SHINee em 2008. Nos anos seguintes, eles viraram referência musical e ditaram as tendências de moda na Coreia do Sul. Hits como “Replay”, “Ring Ding Dong”, “Lucifer”, “Sherlock”, “View”, “Don’t Call Me”, entre outros, acumulam centenas de milhares de streams nas plataformas.
Em 2011, eles foram comparados aos Beatles pelo time da Abbey Road Studios – sendo o primeiro grupo de K-pop a gravar no reduto musical situado em Londres. Ali, ficava claro que os jovens talentos atravessariam muitas fronteiras físicas e digitais, projetando um movimento cultural que já era uma febre.
TAEMIN, no entanto, tinha um quê a mais. Artistas do gênero que surgiram no auge do SHINee frequentemente o citam, até hoje, como inspiração. O cantor é sinônimo de dedicação e excelência – um artista completo em todos os aspectos, não à toa é considerado “ídolo dos ídolos”. Entrega: vocal, dança, visual e performance.
Hoje, dedicado à carreira solo, TAEMIN fez sua primeira turnê mundial aos 31 anos. Uma década após vir ao Brasil pela primeira vez para uma premiação sul-coreana organizada no Rio, o cantor retornou ao país. A “Ephemeral Gaze” passou por São Paulo no dia 1º de fevereiro.
Dos 24 mil fãs tentando comprar ingressos, menos de um terço deles conseguiu garantir as entradas. No palco, ele mostrou cada uma de suas habilidades: as coreografias complexas e performances detalhadas de “GUILTY”, “ADVICE”, “Criminal” e “MOVE”; e a voz impecável nas canções mais lentas, como “I’m Crying”, além de uma versão acapella exclusiva para os brasileiros de “PANSY”.

Ovacionado durante as duas horas de show, o cantor prometeu voltar ao Brasil. “Senti como se minha sinceridade tivesse realmente alcançado o público. Fiquei profundamente grato aos fãs que estavam me esperando, e tive um forte desejo de retribuir esse apoio”, declarou TAEMIN para a Billboard Brasil.
“Fiquei profundamente comovido pelos momentos que eles me presentearam. De pé no palco, senti como se estivesse cercado por pessoas de coração caloroso que me confortaram e me abraçaram”, completou. Além do amor dos fãs e das camisas da Seleção Brasileira que ganhou de presente, outro momento marcou a passagem do cantor por aqui.
“Fui a um restaurante que me recomendaram. Comi carne com um vinho branco… Foi absolutamente delicioso. A harmonia dos sabores fez com que o dia fosse especial.”
KPOP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
A estrada até aqui
Na chamada de vídeo para a entrevista, TAEMIN tomava um café após o horário do almoço – são 12 horas de diferença entre Brasil e a Coreia do Sul. Ele usava uma touca e a franja escondendo um pouco dos olhos, revelando uma timidez nada perceptível quando está sob os holofotes. O caminho até o estrelato não foi fácil – ele abdicou de uma adolescência regular e cresceu aos olhos do público.
“Acredito, sim, que isso me fez amadurecer mais rápido do que outros adolescentes”, diz ele. “Eu estava apenas passando [todo o meu] tempo com pessoas mais velhas. Isso já muda [as experiências]. E eu ia estrear muito novo… Tinha esse tipo de responsabilidade com uma idade muito jovem. Quando se está nessa carreira, seu nome fica conhecido, mas há certas limitações na vida cotidiana. Esse é um dos poucos desafios [da vida de ídolo].”
Além dele, o SHINee debutou com Onew, Key, Minho e Jonghyun, integrante que morreu precocemente aos 27 anos em 2017. O grupo enfrentou a perda e segue em atividade pela SM Entertainment. O trabalho mais recente foi “HARD”, o oitavo álbum, lançado em 2023.
“Eles são pessoas em quem eu realmente posso confiar, quase depender, sabe? É família. É com eles que posso relaxar depois desses dias cansativos. Em quem eu posso confiar? Onde eu encontro conforto? São nossos membros. Somos muito próximos.”

Em março do ano passado, TAEMIN escolheu deixar a empresa para assumir as rédeas da carreira como solista.
“Quando você começa a trabalhar, às vezes você faz coisas dirigidas por outras pessoas. Mas querer seguir a arte é [necessário] o poder de uma marca com sua própria identidade artística”, explica, quando questionado sobre a decisão. “Eu me conheço melhor do que qualquer um. Preciso liderar [minha carreira], em vez de simplesmente depender de alguém. Acho que se você confiar plenamente em outras pessoas, isso pode não resultar no melhor trabalho. Todos os artistas deveriam olhar para isso”.
Pergunto se ele teve medo da mudança. TAEMIN parece reflexivo e responde em seguida. “Acho que todo mundo tem medo de mudança, inclusive eu. É preciso ter confiança para encarar esse desafio e essa jornada. É assim que você aprende e cresce. Há uma sensação de medo, excitação e um monte de obstáculos. Mas também uma sensação de realização. Sinto que é um começo muito feliz e alegre de uma nova jornada.”
No controle da carreira, o astro do K-pop agora pode explorar livremente os conceitos artísticos de seus trabalhos – incluindo o EP “ETERNAL”, o projeto mais recente, lançado em agosto.
“Existe uma versão ideal de mim e estou tentando alcançá-la passo a passo. Sou rigoroso comigo mesmo, mas tenho tentado aprender a me dar um tapinha nas costas depois de uma apresentação, me elogiar. Talvez uma apresentação não tenha sido perfeita, mas realmente trabalhei duro, sabe?”.
Apesar de considerar difícil reconhecer o próprio ótimo trabalho, TAEMIN diz que quer deixar um legado positivo para os fãs”. “Quero ser uma pessoa que realmente consegue fazer os outros não apenas refletirem, mas também se inspirarem na arte”, explica – o que ele já faz com destreza, no mínimo, desde a última década.
“Há essa imensa gratidão como músico e como artista. Sinto um amor que transborda. Ele vai além de mim como músico, e quero retribuir. É o sentimento que me move. É por isso que quero retribuir, quero ser a pessoa que dá alegria, felicidade e inspiração aos outros”.

Agradecimentos
Label: BPM Entertainment
Foto: Ryu Kyungyoon
Beauty: Lim Jung, Kim Min Young , Cho Jangmi
Stylist: Moon Hyungwook
Assessoria: SKY720