Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

SZA usa interpolação de ‘Garota de Ipanema’ em novo disco

Cantora lançou novo disco nesta sexta-feira (20)

SZA

SZA (Manuela Scarpa/Brazil News)

O novo álbum de SZA, “Lana”, chegou às plataformas de streaming nesta sexta-feira (20) e a cantora norte-americana colocou uma referência à música brasileira em uma das faixas.

Uma interpolação de “Garota de Ipanema” aparece em “BMF” – ouça abaixo. A música, clássico da MPB, é de Tom Jobim (1927-1994) e lançada em 1962.

A cantora veio ao Brasil pela primeira vez em março deste ano. Ela se apresentou no Lollapalooza em São Paulo.

O que é interpolação?

Neste caso, o músico faz uma criação em cima de um trecho já gravado. Se utiliza uma melodia pré-existente em cima de uma base nova.

A liberação do uso de interpolações é um pouco mais simples, pois é necessário solicitar autorização apenas para o compositor ou produtor do trecho utilizado.

Taylor Swift, que está regravando seus álbuns, é um bom exemplo do uso da técnica. Os masters de seis dos seus discos de estúdio pertencem à gravadora Big Time Machine. Como Taylor é uma das compositoras, ela tem livre autorização para recriar suas obras.

Outro exemplo é a música “Lovezinho“, sucesso no Carnaval de 2023. O single fazia uma interpolação não autorizada de “Say It Right” de Nelly Furtado.

As equipes das artistas não entraram em concesso sobre os direitos de uso e “Lovezinho” foi retirada do ar. Outra faixa de Treyce que conta com uma interpolação é “Favela“. A base utilizada foi a de “Umbrella”, de Rihanna.