Você está lendo
Oasis no Brasil: saiba o significado de 4 hits da banda

Oasis no Brasil: saiba o significado de 4 hits da banda

Banda se apresenta no Brasil neste sábado (22) e domingo (23)

Oasis em 1995

Formada pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, Oasis retorna ao Brasil após 16 anos desde sua última passagem pelo país para a “Live ’25 Tour”, com apresentações em São Paulo neste sábado (22) e domingo (23), no MorumBis. Seriam estes os shows mais aguardados do ano?

VEJA TAMBÉM
Serj Tankian, vocalista da banda System of a Down (Katja Ogrin_EMPICS Entertainment)

Aclamada pelos álbuns “Definitely Maybe” (1994) e “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995), Oasis foi um dos grandes responsáveis por levar o rock britânico para o mundo. Apontada como uma das maiores representantes da juventude do Reino Unido, num cenário chamado de Britpop, a banda seguiu em atividade de 1991 até 2009, quando rompeu pela conturbada relação dos irmãos, marcada por constantes discussões.

Entretanto, os Gallagher se reaproximaram em 2024 e seguem em boa convivência, iniciando a turnê em julho deste ano. O setlist das apresentações passa pelos dois álbuns mais aclamados de sua discografia.

Por este motivo, a Billboard Brasil pesquisou o significado de quatro hits da banda que os fãs poderão conferir ao vivo neste fim de semana. Detalhe: todas fazem parte do álbum “(What’s the Story) Morning Glory?” e formam uma sequência que encerra o show da banda.

Veja o significado de grandes sucessos do Oasis

1 – “The Masterplan”

Embora faça parte do segundo álbum da banda, “The Masterplan” também tornou-se nome da coletânea lançada em 98, que reunia diversas faixas do lado B de Oasis, e inesperadamente se tornou um clássico.

Segundo Pitchfork, Noel disse em uma entrevista em 2019 que “‘The Masterplan’ deveria ter sido ‘Be Here Now’ [terceiro álbum da banda], e ‘Be Here Now’ deveria ter sido um monte de lados B”. “Alguém deveria ter sido esperto o suficiente para levantar e dizer: ‘Você não pode colocar esses como lados B, você é maluco’… O único grande arrependimento que tenho na minha vida profissional é não ter estado suficientemente consciente.”

A faixa fala sobre reconhecer a jornada e as infinitas possibilidades de caminhos que podemos seguir, enxergando as incertezas da vida e do futuro de forma madura. Nos segundos finais, ainda, há uma surpresa: o refrão de “Octopu’s Garden”, dos Beatles.

2 – “Don’t Look Back in Anger”

Esta é a primeira faixa do Oasis em que Noel assume os vocais principais. A abertura de “Don’t Look Back in Anger” conta com um piano, inspirada no hit de John Lennon, “Imagine”, junto com guitarras que lembram sons dos anos 60.

A letra fala sobre perdão e superação, convidando o ouvinte a deixar o passado para trás sem rancor, refletindo sobre a importância de seguir em frente sem se abalar pelas mágoas, encarando os desafios da vida. É sobre autoanálise e libertação emocional. Além disso, há uma conexão com o movimento pacifista e referência a John Lennon no protesto “bed-in for peace”, que usou a cama para pregar a paz. A composição lembra que uma revolução pode começar com algo simples, assim como a mudança na forma como enxergamos a vida.

A música ganhou um novo significado depois do atentado que ocorreu na Inglaterra em 2017, próximo a Manchester Arena, no final de um show de Ariana Grande, onde 22 pessoas morreram. Dias depois, os Moradores de Manchester se reuniram para fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, quando uma mulher começou a cantar “Don’t Look Back in Anger” acapella, sendo acompanhada por uma multidão logo em seguida. A música foi entoada espontaneamente como uma espécie de símbolo de resistência e união. Com isso, Noel doou os direitos autorais da faixa para ajudar as famílias das vítimas do atentado.

3 – “Wonderwall”

Um verdadeiro hino para qualquer tipo de evento. “Wonderwall” é a faixa mais famosa de Oasis e o título foi inspirado no primeiro álbum solo de George Harrison, guitarrista dos Beatles, chamado “Wonderwall Music” (1968), que também foi trilha sonora do filme “Wonderwall” (1968), cuja história abordava um voyeur que olha para uma mulher através de buracos na parede.

Mas a referência do nome da canção de Oasis não significa nada em específico para a banda. Inicialmente, acreditava-se que a letra falava sobre a namorada de Noel, Meg Mathews, mas o próprio cantor e compositor afirmou à BBC que tratava-se de “um amigo imaginário que vai te salvar de você mesmo”. Já para a Rolling Stone EUA, Liam, o vocalista da música, disse que um “wonderwall” pode ser qualquer coisa. “É apenas uma palavra bonita”.

Sendo assim, a interpretação da canção fica a cargo do ouvinte, que pode entendê-la como um amor idealizado ou imaginário.

4 – “Champagne Supernova”

Em mais de sete minutos, “Champagne Supernova” vai crescendo em intensidade. A faixa encerra o álbum (e também os shows da turnê) e tem uma letra enigmática num tom quase psicodélico. Seu significado fica aberto para interpretação do ouvinte, pois o próprio Noel disse que não faz ideia do que queria dizer com o título.

“Eu estava na minha última turnê e eu estava tocando ‘Champagne Supernova’. Essa música é tão longa e eu me encontro frequentemente divagando, curtindo a canção e pensando: ‘Que porra isso significa?’”, declarou em entrevista ao programa de rádio Sirius XM em 2020. Ele continuou:

Era em algum lugar no norte da Inglaterra quando olhei a plateia. Era só um mar de adolescentes, todos jovens, todos sem camisetas, uns nos ombros uns dos outros, cantando as palavras de uma música sem nenhum sentido de uma banda que acabou quando eles tinham dois anos de idade, porra. Então eu penso comigo mesmo, às vezes, sabe, ‘É isso que significa’. Porque nós a gravamos e ela foi escrita enquanto ainda éramos relativamente jovens. Ela ainda fala com pessoas jovens, e já passou por três ou quatro gerações agora.

Porém…

Entre as composições de Oasis, grande parte foi escrita por Noel. Mas a maioria dos vocais foi feita por Liam. Quando questionado pela People, em entrevista feita em 2017, sobre o desafio de cantar músicas escritas por outra pessoa e se elas sempre precisam significar algo para ele, o astro revelou:

Acho que isso é verdade, embora certamente não saiba o que metade delas significa. ‘Supersonic’? Não sei o que isso significa. ‘Champagne Supernova’? Não sei o que isso significa. Eu nem sei o que ‘Bold’ [faixa de seu álbum solo ‘As You Were’] significa! Posso cantar qualquer coisa e isso vai significar algo por causa do jeito que eu canto. Eu a canto com paixão e isso significa algo. Quando olho para a letra, não penso, ‘Do que se trata isso?’. Eu não perguntei para Andrew Wyatt [compositor e colaborador] ou para aqueles outros caras: ‘Do que se trata tudo isso?’. Eu só segui em frente e cantei e meio que significa coisas, sabe o que quero dizer? Gosto de coisas que não significam nada. Nem tudo precisa ter um significado por trás disso. Vida: o que isso significa? Ninguém sabe. É só como interpretamos. Para ser honesto, toda música que já cantei tem algum tipo de significado. Tudo isso significa algo para mim, mesmo que eu não saiba o quê.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.