Rock e abraços: como foi o primeiro show da volta do Oasis
Filhos pródigos de Manchester voltaram com tudo em show nesta sexta-feira (4)


Está acontecendo! A turnê de retorno do Oasis começou nesta sexta-feira (4), em Cardiff, no País de Gales.
Depois de 16 anos de muitas brigas e saudade dos fãs, os irmãos Liam (voz) e Noel Gallagher (guitarra), remontaram a banda com Paul “Bonehead” Arthurs (guitarra), Gem Archer (guitarra), Andy Bell (baixo) e Joey Waronker (bateria).
“Olá, gente linda, quanto tempo”, disse o “cara de pau” Liam Gallagher à plateia.
Como foi a volta do Oasis
A abertura do momento histórico ficou por conta da banda Cast, de Liverpool, e de Richard Ashcroft, ícone do britpop e voz do The Verve. No entanto, os 60 mil fãs presentes do estádio estavam esperando o momento mais aguardado em décadas do rock: o abraço de reconciliação dos irmãos Gallaghers.
E ele veio.
Pontualmente às 20h15 (horário local), os filhos pródigos de Manchester chegaram abraçados e de mãos dadas para a noite de celebração e amplificadores no som máximo.
A dupla mostrou toda a força de suas músicas e o consagrado jeito “arrogante” na primeira de três noites no Principality Stadium.
O show começou com “Hello”, faixa de abertura do álbum (What’s the Story) Morning Glory? (1995). A letra do refrão diz “Said it’s good to be back, it’s good to be back” (“Disse que é bom estar de volta, é bom estar de volta”, em tradução livre). Bem apropriada para o momento. A música é tocada antes de uma gravação da faixa instrumental “F#ckin’ in the Bushes” e não apareceu nos setlists entre 2002 e 2009.
Depois, não faltaram os clássicos que marcaram os anos 1990: “Morning Glory”,”Cigarettes & Alcohol”, “Stand By Me”, “Wonderwall”, “Don’t Look Back In Anger”, entre outras. Nas redes sociais, o comentário comum é que o som estava bem alto como pede um bom show de rock and roll.
Mau humor dos Gallaghers? Não, piadas
Noel brincou com fãs que correram pra conseguir ingressos para o show de retorno. Liam perguntou à plateia se “valeu a pena as £ 40.000 que pagaram para entrar?”. A multidão se agitou. “É, eu achei”, ele riu. Ao apresentar a banda no encerramento do show, Noel chamou Joey Waronker, um novo membro desta turnê de reunião, de “nosso 14º baterista”. E, com sorte, segundo ele, o último.
Oasis faz homenagem a Diogo Jota
Liam e Noel são famosos amantes do futebol e do time Manchester City. No show, a banda homenageou o jogador Diogo Jota, que morreu em um acidente de trânsito na última quinta-feira (3) com a música “Live Forever“. Uma imagem do jogador apareceu no telão durante o momento.
“Legal por nos aturar ao longo dos anos. Nós damos muito trabalho, eu entendo”, disse Liam, antes da última música do show, a revigorada “Champagne Supernova”.
Sim, Liam. Décadas da briga entre os irmãos proporcionaram alguns momentos quase divertidos. No entanto, uma geração de fãs prefere aturar a dupla em cima dos palcos tocando as dezenas de músicas marcantes que ainda soam atuais e necessárias.
Setlist da turnê do Oasis
- “Fuckin’ in the Bushes” (intro)
- “Hello”
- “Acquiesce”
- “Morning Glory”
- “Some Might Say”
- “Bring It on Down”
- “Cigarettes & Alcohol”
- “Fade Away”
- “Supersonic”
- “Roll With It”
- “Talk Tonight”
- “Half The World Away”
- “Little by Little”
- “D’You Know What I Mean?”
- “Stand By Me”
- “Cast No Shadow”
- “Slide Away”
- “Whatever”
- “Live Forever”
- “Rock ‘N’ Roll Star”
- “The Masterplan”
- “Don’t Look Back In Anger”
- “Wonderwall”
- “Champagne Supernova”
Oasis no Brasil
O último show dos ingleses no Brasil foi em maio de 2009. Eles tocaram no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
Agora, a banda pousa na cidade de São Paulo nos dias 22 e 23 de novembro, no Estádio MorumBIS. Os ingressos estão esgotados.
Antes, a banda passa por Buenos Aires, Argentina nos dias 15 e 16 de novembro e Santiago, Chile, Estádio Nacional, 19 de novembro.