Sertanejos ganham processo contra Dani Alves por fraude em composição
Giuliano Matheus e Thiago Matheus vão receber R$ 40 mil
O ex-jogador de futebol Daniel Alves foi condenado em segunda instância a pagar uma indenização de R$ 40 mil aos compositores sertanejos Giuliano Matheus e Thiago Matheus, o Thyy, que o acusaram de se apropriar de uma canção feita em parceria com eles.
Daniel Alves lançou a música “Avião” em 2020 em um projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) de combate à desinformação por ocasião da pandemia do coronavírus. O clipe da canção, cuja letra diz que “tudo vai passar” e “é só acreditar”, teve a participação de cantores famosos como Nando Reis, Carlinhos Brown, Sandra de Sá, Fábio Jr., Roberta Miranda, entre outros.
O problema, de acordo com o processo, é que o ex-jogador excluiu o nome dos compositores dos créditos. “Ele excluiu fraudulentamente os nomes dos verdadeiros criadores”, disseram os compositores à Justiça. “Ou seja, para fazer uma campanha contra fake news, a ONU utilizou uma obra de autoria fake!”.
“Tudo vai passar”, “é só acreditar” diziam os versos de “Avião”. Em 2024, ele foi condenado por estupro na Espanha —decisão anulada em 2025, 400 dias após a sentença.
O compositor Giuliano já teve canções gravadas por Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Bruno & Marrone, entre outros, e seu filho Thiago Matheus, já compôs para Marcos & Belutti.