Saiba como Xand Avião se prepara para maratona de 33 shows no São João
Apaixonado pelo Nordeste, cantor de forró estrela a capa da Billboard Brasil #8


“Como cantor, o São João é sempre uma pedrada”, conta Xand Avião, que no momento desta entrevista para a capa da Billboard Brasil tentava diminuir a agenda de shows de 32 para “só” 31 –dois a menos do que junho passado. Conseguiu. Mas não durou muito, a agenda voltou a crescer –são 33 datas durante o período.
“Desta vez, eu preparei um show diferente para o São João. Era um sonho que eu tinha, de fazer uma turnê chamada ‘Forró é Pop’, que deu um pouco mais de trabalho. Vou misturar Luiz Gonzaga com Matuê, por exemplo. Loucura, tá? Mas quis preparar um show diferente, porque as pessoas merecem”, diz ele, um apaixonado pela cultura de sua região.
“Já me falaram para me mudar para São Paulo, Rio, Goiânia. Não é que eu seja bairrista, mas eu vim do Nordeste. Uns 80% da minha agenda de shows ainda são lá e não é porque não haja propostas em Minas, em Curitiba, mas porque eu quero. Eu vou, toco e volto. Prefiro ficar me aquecendo no meu reduto porque é dali que eu vivo. O Nordeste é foda.”
Os preparativos de Xand Avião para o São João
Xand não costuma ter grandes preparativos para seu momento mais importante do ano como artista. “Não faço nada tão cabuloso assim. No mês de junho não bebo álcool e procuro comer direitinho. Porque eu adoro a comida pesada do Nordeste, né? Panelada, sarrabulho, sarapatel. E se der alguma coisa no palco, o que é que eu faço para ir no banheiro? Não tem como”, diz ele, arrancando gargalhadas.