Robbie Williams admite que adiou álbum para ‘evitar’ Taylor Swift
'BRITPOP' agora tem lançamento previsto para 2026


O cantor Robbie Williams admitiu que a decisão de adiar o lançamento de seu novo álbum, “BRITPOP“, foi motivada por Taylor Swift. O artista queria evitar a concorrência direta com o álbum “The Life Of A Showgirl“, lançado em 3 de outubro.
Williams confirmou o adiamento de seu álbum — o primeiro em quase uma década — em meados de setembro. O lançamento foi transferido de 10 de outubro para 6 de fevereiro de 2026. A data original colocaria o álbum no mercado apenas uma semana após a estreia do 12º álbum de estúdio de Taylor Swift.
A equipe de Williams, inicialmente, havia justificado o adiamento como uma “mudança de agendamento” em várias plataformas.
Essa explicação vaga gerou especulações por parte dos fãs, que interpretaram a alteração como uma tática para fugir da janela de lançamento de Taylor Swift.
A confirmação do motivo real do adiamento veio do próprio cantor. Em 9 de outubro, Williams fez um show em Londres, onde apresentou seu álbum de estreia na íntegra e tocou o próximo disco “BRITPOP” completo. Durante a apresentação, Williams admitiu ao público que o álbum foi adiado em grande parte por causa de “The Life Of A Showgirl“.
Recordes de Taylor Swift
O 12º álbum de Taylor Swift, “The Life of a Showgirl”, foi lançado no início de outubro. Contando com 12 faixas, incluindo uma participação de Sabrina Carpenter, o disco marca seu retorno ao pop. E a recepção do público não poderia ser melhor: em menos de 11 horas após a chegada na plataforma de áudio, o disco superou todos os lançamentos anteriores do ano e tornou-se o álbum mais reproduzido em um único dia no Spotify em 2025.
Vale dizer que o recorde anterior era da própria americana, com o álbum “The Tortured Poets Department”, lançado em 2024.
O novo álbum de Taylot Swift também quebrou recordes fora da plataforma de streaming. Segundo os relatórios iniciais da Luminate, empresa de rastreamento de dados, o disco vendeu 2,7 milhões de cópias em vendas tradicionais de álbuns (compras físicas e digitais) em todas as versões, em seu primeiro dia de lançamento. Essa é a maior semana alcançada pela americana em sua carreira e a segunda maior quando falamos de qualquer álbum na era moderna (desde 1991), ficando abaixo apenas de “25”, de Adele, que vendeu 3,378 milhões de cópias em sua primeira semana em 2015.
A cantora superou outro feito próprio: o de disco da era moderna com maior número de cópias vendidas em vinil em uma única semana, acumulando 1,2 milhão de cópias, passando seu último álbum “The Tortured Poets Department”, que vendeu 859.000 cópias em vinil em sua primeira semana.
Segundo a crítica da Billboard, “O resultado é uma coleção de músicas imediatamente envolventes e entre as mais tocantes da carreira de Swift, ao mesmo tempo em que aborda temas como Hamlet e a felicidade suburbana”.