Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Raquel e Jup do Bairro colaboram em ‘História Mal Contada’

Single é parceria inédita entre as artistas e ganha visualizer

Raquel e Jup do Bairro (reprodução)

Raquel e Jup do Bairro (reprodução)

Nascida a partir de uma noite de poesia, caipirinhas e confissões no Largo do Arouche, “História Mal Contada” é uma parceria inédita de Raquel e Jup do Bairro. A faixa chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (23), junto com um visualizer.

Descrito como um manifesto roqueiro visceral, o single fala de vulnerabilidade, hematomas emocionais, origens apagadas e versões distorcidas da realidade. Ele foi produzido durante um reencontro orgânico entre as artistas no centro de São Paulo, que após gole de capirinhas, uniram suas histórias e poesias com um verso de Carlos Drummond de Andrade.

Raquel revelou que o lançamento investiga feridas que não cicatrizam.

“Acho que a nossa própria origem já é uma história mal contada. A maioria das pessoas negras não conhece suas origens. As pessoas trans também têm muitas histórias mal contadas. Essa música carrega isso.”

Em um blues-rock ácido, a letra aborda marcas que permanecem mesmo depois de um encerramento de ciclo, quando a escolha é simplesmente fechar a porta e seguir, mesmo que o hematoma seja pra sempre carregado, e somente a versão de quem saiu vencendo seja conhecida.

Raquel também explicou que o rock é a forma mais fiel de traduzir suas sensações. Para a cantora e compositora, a sonoridade é uma ótima linguagem para solidão, para a raiva e para a melancolia. Tudo isso devido a explosão que o rock proporciona com a guitarra, a bateria e o baixo.

A admiração entre as duas artistas trans negras com histórias moldadas na periferia de São Paulo passa de uma década, desde quando Raquel fazia parte de As Baías e Jup formava dupla com Linn da Quebrada.

“Desde que a Raquel me convidou, fiquei pensando em como seria esse encontro. Nós sempre nos entendemos. Fomos amadurecendo em nossas carreiras solo e fiquei muito curiosa para saber como seria nosso reencontro na música. Já nos amávamos e tínhamos muita química. Viemos compor justamente no Arouche, para entender a cidade, nosso corpo nessa cidade, nessa bagunça, nos desejos aflorados. A necessidade de contar essa história alimentou essa canção. É nossa versão, dirigida a um anti-amor, a alguém que passou na nossa vida, mas, principalmente, a nós mesmos. Inventamos novas possibilidades e falamos sobre um amor que possa nos caber”, contou Jup do Bairro.

As artistas lançam o single em apresentação nesta sexta-feira (23), no Sesc Pompeia, com participação de Jadsa.

Ouça ‘História Mal Contada’, de Raquel e Jup do Bairro