Sertanejo, TikTok e BTS: como Roberta Miranda rejuvenesceu base de fãs
Cantora será madrinha de congresso de fãs do grupo de kpop
Com mais de 30 anos de carreira, Roberta Miranda poderia ter se acomodado com o sucesso de uma trajetória cheia de conquistas –hits, fama, dinheiro e uma legião de fãs. Nascida em João Pessoa, na Paraíba, é dona de hits como “A Majestade O Sábia”, “Sol da Minha Vida”, “Vá Com Deus”, “Meu Dengo”, entre outros. São mais de 28 milhões de discos vendidos.
Mas a Rainha do Sertanejo, de 67 anos, decidiu se modernizar. Aproveitou as redes sociais para atingir um novo público e dialogar com aqueles que não conhecem sua história. Há três anos, criou uma conta no TikTok, comumente ignorada pela geração mais velha do sertanejo, e conquistou quase um milhão de seguidores na plataforma.
“Eu tinha que me reciclar. A velocidade da internet era muito grande. O digital exige que o artista acompanhe essa modernidade. Fiz na cara dura e acho que deu certo”, diz Roberta em entrevista para a nova edição da Billboard Brasil (compre aqui).
“Ninguém me manda [sugestões do que fazer]. Eu mesma gravo no celular, faço as dancinhas e brinco. Gosto muito de tirar uma onda. Tenho vídeos com 11 milhões de acessos. É algo que eu nunca imaginava”, conta a sertaneja, com a companhia de seu cachorrinho Severino no colo.
Em seu apartamento em um bairro nobre de São Paulo, a cantora exibe as conquistas nas paredes do escritório. São discos de platina, diversos certificados e fotos de momentos importantes de sua carreira. Os quadros dividem espaço com instrumentos musicais, chapéus e um computador.
Leia mais: Coleção de roupas de SUGA, do BTS, com a NBA chega ao Brasil
Foi também no TikTok que a sertaneja aprofundou seu conhecimento sobre kpop. Fã de carteirinha do BTS, Roberta usa as músicas do grupo em seus vídeos e os elogia muito. Em 2024, ela participará como madrinha do 1º Congresso Brasileiro de ARMYs [o nome dado aos fãs do septeto], previsto para acontecer em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
“A disciplina [deles] me fascina. É gente trabalhando dez anos incansavelmente, trabalhando dez horas todos os dias da vida para entrar em um BTS, por exemplo. Isso é determinação, é lindo! Eu comecei a fazer um link entre a luta da Roberta Miranda com eles”, explica.
“Vi meninos muito bem cuidados, maquiados, roupas muito bem feitas. Tudo ali é feito com muito amor e carinho. Nada é feito jogado. Fui me apaixonando pelo kpop, também me apaixonei pelo Moonbin [do ASTRO], que infelizmente se foi, e pelo Jung Kook. Chamo ele de coelhinho, porque o nome é difícil [risos]. Tenho orgulho de gostar de BTS! A gente é leal e fiel! Somos um exército!.”
@robertamirandaoficial #btsarmy #bts_official_bighit #jungkook #robertamiranda #sevenalbumjungkook #feliz #vidaquesegue #bts_army ♬ Seven (feat. Latto) – Explicit Ver. – Jung Kook & Latto
Xô, timidez!
No Instagram, Roberta já passa de oito milhões de seguidores. Lá, ela também explora seu alcance com vídeos engraçados, mas divide o feed com anúncios de shows e outros projetos. Vira e mexe, ela publica uma foto como veio ao mundo: sem roupas.
“Essa sou eu. A timidez me atrapalhava demais. Hoje sou bastante trabalhada em relação a isso, tenho 26 anos de análise. Eu falei: ‘Vou soltar a porra louca que existe em mim’. E pronto, o pessoal se chocou.”
Críticas não abalam Roberta. Ela prefere focar no carinho dos fãs e se afastar de qualquer maldade. “Eu tenho pavor de inveja. É uma das coisas que mais tenho medo na vida. Eu faço tudo muito quieta. Ninguém sabe o que eu tenho, para onde vou, principalmente minha vida privada. Ela me pertence. No dia que eu quiser abrir tudo, eu abro.”
A sertaneja planeja abrir partes de sua vida pessoal em uma biografia, que já está em produção. O interesse do público em assuntos além da música, como sua sexualidade e seus namoros, já incomodou a cantora.
“Sempre tive um pacto com a pessoa que está comigo [amorosamente] de não falar. Já me separei, literalmente, amando muito, porque eu não apresentava esse alguém publicamente. O foco tem que ser na Roberta Miranda, não é em quem está comigo.”
Veja também: Billboard Brasil elege os melhores álbuns de 2023
@robertamirandaoficial Bora!!! #kkkkk ♬ som original – Roberta Miranda