Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Quem está por trás dos hits de Ana Castela?

Cantora de 19 anos, a boiadeira, é um fenômeno do sertanejo

Ana Castela

Instagram

No Hot 100 da Billboard Brasil, Ana Castela tem sete das músicas mais ouvidas. Entre singles e parcerias, a cantora de 19 anos se estabeleceu como um dos maiores nomes do sertanejo.

O sucesso da jovem não é apenas por seu talento. A equipe por trás das composições de Ana Castela são os responsáveis pelo início da era do estilo “agronejo”.

Rodolfo Alessi, Raphael Ler e Mateus Felix formam o Agroplay Hits – a ramificação focada em produções autorais da gravadora de mesmo nome.

Eles também compõem para Luan Pereira, outra revelação do gênero que alcançou o topo dos charts. Em entrevista para a Billboard Brasil, Mateus deu detalhes sobre o processo de trabalho do trio.

“A gente busca coisas diferentes para associar”, conta. “Nosso foco principal é o agro. Se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo, pode não dar certo.”

“Temos noção de que o estilo pode se saturar um pouco no mercado, por isso a gente trabalha outras coisas com a Ana e com o Luan”, acrescenta Mateus.

Em seguida, o compositor exalta a versatilidade musical de Ana Castela: “Boiadeira” (havaneira), “Meninas da Pecuária” (pisadinha), “Pipoco” (funk), “Dona de Mim” (havaneira) e “Nosso Quadro” (voz/piano).

Todas as músicas foram sucesso nas paradas musicais e acumulam milhares de streams nas plataformas.

“A galera quer escutar o que a Ana está cantando. Temos que usar isso de um jeito inteligente. Não vamos usar só ‘desce, quica, roça’ e tal. Já fizemos lá atrás e deu certo”, avalia o músico.

A menina dos temas

Ana Castela sabe compor? A resposta é sim. A cantora costuma trabalhar com a equipe de compositores entre um show e outro. A agenda de compromissos é intensa.

“Ela compõe, sim, tem muitas ideias. A Ana é realmente tudo aquilo. É uma pessoa incrível, com uma luz”, conta Mateus.

“Tentamos trabalhar com ela o máximo possível e trazer a verdade dela [nas letras]. Não adianta eu fazer uma obra-prima e ela não sentir verdade naquilo”.

“A Ana é a moça dos temas (risos). Ela sempre chega com um assunto que quer cantar. ‘Solteiro Forçado ‘foi assim. Ela disse: ‘Queria uma música para que o povo sofresse’. E vamos desenrolando através disso.”.

Outro cuidado que o time tem atualmente é com o conteúdo das letras. “A Ana pensa muito no que tem que fazer, porque ela é uma referência e inspiração para muita gente”, diz o músico.

“Até para as crianças, ela atraiu um público muito jovem. Estamos tomando cuidado com isso e tendo um amadurecimento maior.”

Assine a Billboard Brasil e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música.

Ana Castela
Instagram