Quem é Zerb, DJ brasileiro que conquistou Chris Martin, do Coldplay
Produtor de 26 anos é dono do hit 'Mwaki', que viralizou no streaming
Matheus Zerbini, mais conhecido como Zerb, pensou em deixar a carreira musical de lado no ano passado. Até então, o DJ de 26 anos já tinha tocado nos grandes festivais brasileiros, como Lollapalooza e Rock in Rio, feito shows por todo o país e lançado parcerias com Vintage Culture e Pontifexx antes da pandemia.
As festas retornaram após dois anos, mas não encaixaram com a sonoridade do produtor –mais orgânica, com instrumentos e voltada para o streaming. Até que uma colaboração com uma cantora queniana mudou o rumo de sua trajetória.
“Eu tinha decidido parar com a carreira, mas continuei fazendo músicas porque amo produzir. No final de outubro, lancei um EP. Uma das músicas viralizou e mudou minha vida do dia para a noite”, ele conta para a Billboard Brasil. A faixa “Mwaki”, parceria com a cantora e compositora Sofiya Nzau, fez parte do projeto e viralizou.
“Me abriu todas as portas para eu conseguir fazer o que sempre acreditei e ter exposição”, explica. Com o crescimento de “Mwaki”, Zerb viajou até o Quênia para gravar o clipe. O projeto contou com uma equipe de 130 pessoas, todas do país.
“Saindo de lá, fui para Los Angeles com o objetivo de abraçar o máximo possível de oportunidades. Comecei a mandar e-mail para todos os artistas de quem eu gostava.”
A estratégia deu certo: The Chainsmokers e Coldplay retornaram o contato, dizendo que amavam “Mwaki”. O duo de DJs limpou a agenda e em duas sessões finalizou a colaboração com Zerb, “Addicted”, lançada em março.
“Nesse tempo, fui tentando marcar com o Coldplay, mas eles estavam focados no novo álbum. Eu já estava disposto a só enquadrar o e-mail de resposta deles. Até que me convidaram para fazer um remix de ‘feelslikeimfallinginlove’, primeiro single do disco”, conta o brasileiro.
Com turnê marcada na Europa, Zerb teve, finalmente, a chance de encontrar a banda. “Fizemos duas sessões em Düsseldorf, na Alemanha, em um estúdio que eles montaram nos bastidores de um show.”
A sinergia com Chris Martin fez com que o vocalista sugerisse a mudança de um remix para uma faixa colaborativa.
“Foi incrível. Até agora não caiu a ficha. Ele perguntava muito as minhas opiniões, qualquer alteração confirmava comigo. Ele queria que tivesse a minha cara. Muito respeitoso, queria muito me escutar e ter a minha visão do que estávamos criando”, detalha.
Entre as trocas, o britânico aconselhou o brasileiro a aprender “a falar não”. “Ele disse que agora vai ter muita gente querendo que eu faça diversas coisas. Mas é importante dizer não, para poder descansar, saber o que quero.”
Após trabalhar em “feelslikeimfallinginlove”, Zerb assistiu ao show e foi homenageado por Chris Martin na performance de “A Sky Full of Stars” –assista abaixo.
“Aprendi muito com o período que tive carreira grande no Brasil. Eu queria abraçar tudo, mas eu era muito novo. Foi um período difícil. Esse foi um dos motivos de eu querer mudar meu som. Eu não estava satisfeito”, diz o DJ.
“Agora, estou viajando com meus melhores amigos, que trabalham comigo. Está sendo tudo leve. Já estou viajando há um mês, tendo as melhores experiências da minha vida. Consegui aprender a ter paciência e dar tempo ao tempo”, finaliza.