Você está lendo
Nilo, galã do funk, diz não ser um ‘cachorrão’, mas o oposto: ‘É personagem’

Nilo, galã do funk, diz não ser um ‘cachorrão’, mas o oposto: ‘É personagem’

O cantor é destaque nos charts com o hit 'Fui Mlk'

O cantor Nilo

Foi cantando sobre traição, farra e luxúria que Nilo, 22, estourou. Com o viral “Fui Mlk”, ao lado de MC Paiva, ele invadiu os charts e as paradas musicais. Apesar da pinta de Don Juan do funk — construída por meio de suas letras e de seu “personagem” —, ele garante não ser um “cachorrão”, mas completamente o oposto.

“Não bebo, não fumo e não faço nada disso que falo nas músicas. Na realidade, sou bem tranquilo”, conta ele em entrevista à Billboard Brasil. “Hoje em dia, as meninas não acreditam que eu sou de boa, de jeito nenhum. Para convencê-las, é um processo longo.”

VEJA TAMBÉM

Juan, personagem dos contos espanhóis, é caracterizado como um homem amante da arte da sedução e da conquista, além de se envolver com várias parceiras românticas sem se comprometer emocionalmente.

“É que eu só penso em sexo, eu amo a putaria/ E você vinha com esse papo de monogamia/ Deixa eu fumar meu beck pra ver se eu desestresso/ Por que falar de sentimento é sempre tão complexo?”

Foi com esses versos, que sustentam a imagem da versão funkeira do personagem da literatura espanhola, que o cantor viu sua carreira entrar em rápida ascensão. Lançada em novembro de 2024, “Fui Mlk” entrou rapidamente nos charts, permaneceu por semanas no topo do Billboard Brasil Hot 100 e, atualmente, ocupa a 17ª posição.

Segundo o próprio cantor, Nilo e Nilo de Campos Froelich são personas diferentes. “É um personagem que eu vendo.”

“Dá um choque, é muito engraçado [quando as pessoas me conhecem]. Falo isso com a minha equipe e com os amigos. Minha relação com as meninas é muito complicada — e vai ficando cada vez mais difícil conforme eu vendo mais essa imagem de ‘pá’, de sex appeal”, comenta.

“Sempre fui de boa, minha vida inteira. Sempre namorei. Cresci com a minha mãe e minha irmã, então tive uma criação totalmente feminina. Sou bem de boa com mulher, não sou ‘cachorrão’, não”, garante, aos risos.

Quem é Nilo, da música ‘Fui Mlk’?

Nilo de Campos Froelich é cantor e compositor que, após explorar outros estilos, se encontrou no funk. Natural da Zona Oeste de São Paulo, no bairro do Rio Pequeno, antes de se aventurar no mundo da música, dedicou boa parte de sua vida ao esporte, chegando a jogar profissionalmente em clubes como São Paulo e Palmeiras.

“Sempre quis ser jogador de futebol. Na real, sempre fui bem imperativo, fazia muita coisa ao mesmo tempo e sempre tive muitas habilidades no esporte. Meu pai faleceu quando eu tinha 9 anos e acabei entrando numa ‘brisa’ de ter dinheiro para ajudar minha família”, revela.

Aos 15 anos, ele já tinha uma carreira consolidada como promessa da base do futebol paulista, mas largou aos 16 anos para seguir na música. No começo, ele não foi para o funk. “Me entreguei para a música. Meu pai tinha um piano em casa e minha irmã fazia aula. Eu sempre pegava o que ela tocava na aula e depois tocava igualzinho”, conta Nilo.

Diferente de outros nomes do gênero, ele não adotou o “MC”. Mas segundo ele, isso seria um desrespeito. “Me considero um artista de funk, porém, como não adotei isso desde o início, acho que seria meio hipocrisia da minha parte colocar só porque a música que estourou é um funk.

O cantor Nilo
Nilo se tornou conhecido com o viral ‘Fui Mlk’ com MC Paiva (Divulgação)

Apesar da velocidade, Nilo não se assusta com as mudanças em sua vida. “Quando a gente estoura, é muito rápido, mas o processo para chegar lá não é tão rápido assim. Me preparei bastante para chegar onde cheguei; tudo é uma construção”, enfatiza.

O músico segue trabalhando e se preparando para novos projetos. “Eu tô treinando, me mantendo ativo, compondo, escrevendo, para quando chegar a hora de lançar outras músicas, eu vou estar pronto. Não vejo isso como algo momentâneo, que vou viver e vai passar; vejo mais como um ponto de uma linha grande que ainda tenho para percorrer”, diz ele sobre o sucesso.

Sobre o Billboard Brasil Hot 100

O Billboard Brasil Hot 100 classifica as músicas mais ouvidas no país e se baseia na atividade de streaming dos principais serviços de música no território, conforme compilado pela Luminate. As classificações se baseiam em uma fórmula ponderada que incorpora fluxos oficiais apenas em assinaturas e camadas de serviços de áudio e vídeo com suporte de anúncios. Atualizamos os charts semanalmente, às terças-feiras, e referem-se aos dados da semana anterior

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.