Marieme: ela fugiu da guerra aos seis meses e hoje brilha na música
Após feat com Luedji Luna, ela prepara uma colaboração com DJ Mochakk
Nascida em Mauritânia, no noroeste da África, Marieme enfrentou seu primeiro desafio aos seis meses de vida. Uma guerra estourou entre seu local de nascimento e o Senegal, país natal de seus pais. Ela e a família foram obrigados a fugir de lá o mais rápido possível.
Marieme e seus irmãos foram viver no Senegal, enquanto o pai foi tentar se recuperar nos Estados Unidos. Somente depois de cinco anos, eles conseguiram se reunir novamente em terras norte-americanas, onde ela foi radicada. “Antes da minha família ir para Nova York, eu não tinha sido exposta a outras culturas e etnias. Eu nem falava inglês, apenas francês e Wolof (idioma senegalês”, contou, em entrevista ao portal “Harlem World”.
Suas experiências pessoais passaram a refletir na carreira musical que ela iniciou com o lançamento de “Leave”, em 2018, parte do EP que leva seu nome. Naquela mesma época, conheceu os brasileiros Isis Valverde e Bruno Gagliasso que lhe apresentaram nosso país.
A partir dali, se apaixonou pelo Brasil e já chegou a colaborar com Luedji Luna, na faixa recém-lançada “Let You Go”. “Eu amo a música eletrônica brasileira porque é um som muito eclético. E eu adoro isso, de uma música que não tenha barreiras, sabe?”, contou ela à Billboard Brasil. “‘Let You Go’ é o lead single do meu próximo EP, que vai se chamar ‘All The Colors’. Nele, eu canto basicamente sobre se permitir e se descobrir, sabe? Será um EP eclético, mas já adianto que estou muito orgulhosa da qualidade técnica da coisa toda”.
Marieme já veio ao Brasil para um show no Blue Note, em 2023. Seu próximo trabalho com um brasileiro será uma colaboração com o DJ Mochakk, que recentemente estreou na lista de melhores DJ’s do mundo. “E eu admiro muito o Mochakk exatamente pela forma com que ele une os elementos de toda essa riqueza sonora. Ele é muito talentoso”.