Presidente do México se pronuncia sobre acidente fatal em festival
Dois fotógrafos morreram no AXE Ceremonia no sábado (5)


A presidente mexicana Claudia Sheinbaum expressou suas condolências nesta segunda-feira (7) pelas mortes de dois fotógrafos no sábado (5) durante o festival de música AXE Ceremonia na Cidade do México.
Ela afirmou que seu governo revisaria a licença concedida ao local no Parque Bicentenario, onde o evento aconteceu.
“Lamentamos e enviamos nossa solidariedade às famílias daqueles que perderam suas vidas neste acidente”, disse Sheinbaum durante uma coletiva de imprensa.
“Além do fato de ter sido um acidente, precisamos investigar como o equipamento que caiu foi instalado. Uma investigação precisa ser realizada. Não deve haver impunidade neste caso.”
Os fotógrafos Miguel Ángel Rojas Hernández e Citlali Berenice Giles Rivera morreram quando um guindaste carregando um objeto decorativo de metal desabou durante o festival.
O acidente levou as autoridades da cidade a cancelar o segundo dia do evento no domingo (6). O gabinete do procurador-geral da Cidade do México anunciou o início de uma investigação.

Sheinbaum observou que o gabinete do prefeito de Miguel Hidalgo, o distrito onde o Parque Bicentenario está localizado, é responsável por autorizar tais eventos, independentemente da propriedade federal da propriedade.
Como resultado, a presidente instruiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano (SEDATU) a revisar a licença do local, avaliar as condições sob as quais ela foi concedida e determinar se é viável revogar sua licença.
Mais cedo, o festival AXE Ceremonia divulgou uma declaração sobre o acidente. “Desde o primeiro momento, estivemos ao lado das famílias, fornecendo a elas todo o apoio e assistência que podemos”, diz.
No domingo (6), amigos das duas vítimas, fotógrafos, jornalistas, criadores de conteúdo e membros do público realizaram um protesto do lado de fora do Parque Bicentenario para homenageá-los e exigir que não haja impunidade na investigação.